Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Mostra é bem avaliada por participantes

Postado no dia 27 de setembro de 2012, às 16:04

Profissionais capixabas destacam passagens sorteadas pelo CRP-16 como oportunidade para participação no evento

Os três dias da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia reuniram cerca de 30 mil visitantes no Parque Anhembi, em São Paulo. Psicólogas, psicólogos, estudantes de Psicologia de todo o Brasil avaliaram positivamente e mostraram os desdobramentos que o evento pode gerar à profissão.

Para a presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região/MT (CRP-18), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, a Mostra evidenciou o tamanho da própria profissão.

“É um trabalho grandioso tão grande quanto a Psicologia. Se nós não tivéssemos a dimensão do que é a Psicologia, essa Mostra nos proporcionou esse olhar, que é um olhar diferenciado para além da Psicologia e do que pode fazer a/o psicóloga/o para o futuro pensando nessa profissão como uma grande ferramenta de mudança e de transformação. Acho que a grandeza do evento nos faz grandes diante do mundo e diante de todas as condições que nós temos encontrado para o trabalho da Psicologia e da/o psicóloga/o brasileiro”, argumentou.

A psicóloga Bianca Gimenes, do município gaúcho de Erechim, ressaltou a união cultural que o evento promoveu.

“Essa Mostra foi bastante importante no sentido de unir diferentes culturas. E a gente também fez essa troca com pessoas de diferentes meios e de diferentes práticas da Psicologia. O saber integrado é mais conciso e só tende a somar e é muito bonito ver o envolvimento dessas pessoas aqui na Mostra”, acrescentou.

Presente na 1ª Mostra, realizada em 2000, o psicólogo da capital mineira Reinaldo Pereira, aprovou a organização do evento.

“Participei da primeira, quando era estudante. E estou achando muito mais organizada e muito mais diversificada. Na primeira estava tudo junto. E hoje a gente pode circular melhor. Olhar com mais tempo”, pontuou Pereira.

As/os estudantes presentes na Mostra também reafirmam a importância da Mostra. Aluno de Psicologia de Bauru, interior paulista, Victor Cunha, aponta crescimento para sua profissão, após participar da Mostra.

“É um evento que surpreendeu minhas expectativas. Todo mundo cresce com essa diversificação de profissionais. Essa diversidade de abordagens é muito interessante. E foi muito boa a acolhida da organização”, disse.

Já a futura psicóloga Analiese Telma Santos, de Montes Claros, Minas Gerais, desconstruiu a imagem que tinha da sua profissão.

“Antes a gente tinha aquela visão mais clínica da Psicologia. Hoje pude perceber que a Psicologia tem várias opções. Tem várias áreas. Deu para saber mais sobre a Psicologia Escolar; a Psicologia do Trânsito. Para mim está sendo de grande importância”, contou a estudante.

Aluno do 7º de Psicologia da Ufes Wagner Simões Ferreira Neto destacou a grandiosidade do evento.

“Achei que foi muito maneiro o encontro que tinha muitos psicólogos do Brasil inteiro e a diversidade da Mostra, pois a gente não tem noção da grandeza, da influência da Psicologia na política como vimos lá. A Psicologia é forte mesmo e não se restringe apenas ao que vemos na academia”, analisou.

CRP-16 sorteia passagens
No final de julho, o CRP-16 divulgou a lista das psicólogas e dos psicólogos que ganharam passagens aéreas para irem a Mostra, em sorteio promovido pelo Conselho. Uma oportunidade que foi bem aproveitada por profissionais do Estaod.

Para o psicólogo Lutz Franthesco da Silva Rocha, o sorteio foi um estímulo para a participação capixaba na Mostra

“Essa ação de sorteio só favoreceu. Estimulou a participação para que os profissionais daqui levassem um pouco do que é produzido pela Psicologia capixaba para o Brasil inteiro conhecer”, ressaltou.

Lutz também considerou que a profissão no Espírito Santo segue os caminhos de outros estados.

“A participação dos profissionais do Estado foi efetiva. Nas mesas de debates tinham pessoas do Espírito Santo. E pudemos reconhecer o quanto a Psicologia do nosso Estado está caminhando nos mesmos rumos da Psicologia nacional. Não está destoando. É uma Psicologia consistente”, argumentou o psicólogo.

A psicóloga Cynthia Perovano também foi uma das contempladas pelo sorteio. “Foi muito bacana essa oportunidade. Nunca tinha sido sorteada em nada. Mas essa sorte foi importante, pois a Mostra foi muito boa com discussões tão atuais sobre a nossa prática e com troca de conhecimentos com pessoas do Brasil inteiro”, disse.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...