Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Confira como foi o pré-COREP de Vitória

Postado no dia 29 de março de 2010, às 16:42

33 delegados foram eleitos e 28 teses apresentadas no pré-congresso na capital. Veja aqui mais fotos!

DSC09613

O pré-congresso de Vitória foi realizado no auditório do Senac, em Bento Ferreira, no dia 20 de março. O evento contou com palestras das psicólogas Cynthia Ciarallo, Edinete Maria Rosa e Andrea dos Santos Nascimento. Após, o debate promovido pelas palestrantes, os psicólogos se dividiram em quatro grupos, sugeriram teses e elegeram mais 33 delegados para o II Congresso Regional de Psicologia (II COREP).

A presidenta do CRP-16, Hildiceia dos Santos Affonso, deu início ao pré-congresso da capital destacando a importância do Congresso de Psicologia.

“O Congresso é um espaço democrático, e é a plataforma que vai decidir teses que vão regulamentar a prática profissional dos próximos três anos da Psicologia”, pontuou. Ela também lembrou que o CNP é a instância máxima de decisões do Sistema Conselhos de Psicologia.

Palestras
Antes dos participantes proporem as teses, foram realizadas três palestras, com temas bem pertinentes da prática dos psicólogos.

A conselheira do CFP e servidora da Justiça no Distrito Federal, psicóloga Cynthia Ciarallo abordou a alienação parental, “que é o afastamento do cuidador da criança”.

Cynthia destacou também os impactos psicológicos da alienação parental, o discurso do psicólogo e a complexidade de se fazer a avaliação de um sujeito em mediações de conflitos.

Na sequência, a professora da Ufes Edinete Maria Rosa fez uma contextualização histórica da Psicologia, tocando na relação com a Medicina, a Pedagogia, o surgimento dos hospitais psiquiátricos até atualmente.

“A Psicologia mudou. Hoje muitas disciplinas são mais diretamente ligadas às políticas públicas, com mais compromisso social”, destacou a professora, revelando que os psicólogos ocupam mais espaços, como o SUS e o terceiro setor.

A última palestrante foi a psicóloga Andrea Nascimento, que também é conselheira do CFP. Ela falou sobre a construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional.

Andrea tocou ainda no surgimento do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) e na importância do Congresso de Psicologia.

“Está nas mãos de vocês indicarem para a APAF (Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos) quais são as áreas do conhecimento. A ampla participação dos psicólogos é essencial para pesquisa acontecer”, argumentou.

Teses e eixos
Este é o VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP) do Sistema Conselhos. Seu tema é: Psicologia e compromisso com a promoção de direitos: um projeto ético-político para a profissão.

Para fazer o levantamento das teses nos pré-congressos, os psicólogos tiveram como base estes três eixos:

Eixo 1: Aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos;
Eixo 2: Construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional;
Eixo 3: Diálogo com a sociedade e com o estado.

No pré-congresso de Vitória, as 28 teses apresentadas se juntaram as outras 28 levantadas nos outros cinco encontros realizados pelo Estado. E os 33 delegados eleitos vão se juntar aos outros 26 para participarem do II COREP.

Confira aqui as fotos do pré-congresso de Vitória.

Veja aqui mais informações sobre o II COREP.

Saiba mais sobre o CNP.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...