Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

6º Corep: Veja as informações sobre a mais recente edição do Congresso Regional da Psicologia do CRP-16

Postado no dia 6 de agosto de 2021, às 20:01

Atualização: Corep será nos dias 2, 9 e 10 de abril de 2022. Online, na primeira data, e presencial nas duas últimas


Psicólogas e estudantes de Psicologia! É chegado o momento de contribuir com propostas para o seu CRP, para a Psicologia e para a sua categoria profissional. O 6º Congresso Regional de Psicologia do Espírito Santo (6º Corep-ES) e o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) têm como tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”.

ATUALIZAÇÃO: 6º Corep será dias 2, 9 e 10 de abril de 2022! 
Após a realização de 12 pré-congressos, o CRP-16 direciona suas atenções à realização do 6º Corep. Ao todo, foram eleitas/os 53 delegadas/os nos 12 Pré-Coreps que o Conselho realizou entre outubro de 2021 e janeiro de 2022.

Foram quatro pré-congressos na Grande Vitória e oito no interior do ES, reforçando a política de interiorização da gestão do CRP-16.

Além das 53 delegadas/os eleitas/os, há 23 suplentes para cobrirem eventuais desistências.  São 28 representantes estudantis de 16 instituições de ensino superior (IES). Nos 12 pré-congressos, foram aprovadas 183 propostas dentro dos três eixos temáticos do CNP para o Congresso Regional.

6º Corep. A previsão é de que o 6º Corep seja realizado em dois momentos. O primeiro, virtualmente, no qual será aprovado o regimento interno do evento, na data prevista de 2 de abril de 2022.

O segundo momento deve ser realizado, presencialmente, em local a ser definido, nos dias 9 e 10 de abril, quando as propostas serão sistematizadas e a delegação que vai representar o ES será eleita para o 11° CNP. Além disso, no dia 10, data prevista para o encerramento do Corep, será encerrado também o prazo de inscrição de chapas interessadas em participar do processo eleitoral que vai definir a próxima gestão do CRP-16.

Programação
02 de abril – das 9 às 13 horas (online)
-> Aprovação de Regimento Interno – modalidade online, plataforma Google Meet
09 de abril – das 9h às 20 horas (presencial)
->Etapa Presencial – trabalhos em grupos
10 de abril – das 9h às 17 horas (presencial)
-Plenária final

ATENÇÃO: É necessária a participação das delegadas em todas as datas/etapas. Em breve, o CRP-16 realizará contato com as delegadas informando local da etapa presencial e mais informações sobre o deslocamento.

Pré-Coreps
O processo do CNP envolve a etapa regional, em que acontecem os eventos preparatórios, os pré-congressos (Pré-Coreps) e os Congressos Regionais (Corep); e a etapa nacional em que acontece o Congresso Nacional – o CNP.

No Corep são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para a próxima gestão do CRP-16/ES. O CNP é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, que agrega o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os 24 Conselhos Regionais de Psicologia.

É no CNP que são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. No CNP, é eleita a próxima gestão do CFP, que assume no início do ano subsequente.

Eixos do 6º Corep-ES / 11º CNP
1) A Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia;
2) A Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; e
3) O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

Calendário 6º Corep (online e/ou presencial)
Eventos preparatórios: 19 de julho de 2021 a 10 de setembro de 2021 (todos online);
Pré-Coreps: 30 de setembro de 2021 a 28 de janeiro de 2022 (presencialmente nas macrorregiões do ES);
6º Corep-ES: abril/2022 (formato híbrido).
11º CNP: 02 a 05 de junho de 2022

Documentos 6º Corep e 11º CNP
Regulamento 6º Corep 
Texto orientador do 11º CNP 
Regulamento do 11ºCNP

INSCRIÇÕES PRÉ-COREPS
Os pré-Coreps do 6º Corep do CRP-16 serão realizados entre 21 de outubro de 2020 e 26 de janeiro de 2022 na Grande Vitória e no interior do Estado. Todos eles serão realizados presencialmente. Quem se inscreve e comparece aos Pré-Coreps recebe certificado de participação.

Pré-Coreps realizados

Quem pode participar?
Podem participar dos Pré-Coreps psicólogas, estudantes de Psicologia. No Pré-Corep são eleitas as psicólogas e estudantes de Psicologia delegadas que irão ao 6º Corep-ES.

Requisitos para participação
Psicólogas precisam estar regularmente inscritas e adimplentes no CRP-16/ES. Cada psicóloga poderá participar do Pré-Corep de sua escolha, com direito a voz e voto, podendo ser eleita delegada em apenas um deles.

Ofício de liberação. O CRP-16 enviará ofícios solicitando liberação de psicólogas(os) para as suas respectivas chefias.

Participação da categoria. Psicólogas devem estar regularmente inscritas e adimplentes no CRP-16/ES (conforme regulamento do CNP são consideradas adimplentes aquelas que estejam em dia com o pagamento da anuidade de anos anteriores, mesmo que na forma de parcelamento, até o dia anterior à realização do Pré-Congresso). Cada psicóloga poderá participar do Pré-Corep de sua escolha, com direito a voz e voto, podendo ser eleita delegada em apenas um deles.

Estudantes de Psicologia deverão comprovar que estão cursando Psicologia em Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado, com apresentação de declaração das IES ou horário individual ou comprovante de pagamento de mensalidade.

De acordo com o regulamento do 6º Corep, poderão participar do Congresso Regional até dois estudantes de cada uma das IES localizadas no Estado. A escolha de até dois representantes de cada instituição de ensino deve ser feita nos Pré-Coreps.  A definição dos nomes escolhidos deve ser tomada pelos estudantes nos pré-congressos.

Propostas
Nos Pré-Coreps há elaboração e aprovação das propostas locais e nacionais sobre o temário previsto para o 11º CNP, atendendo ao critério de obtenção de pelo menos 40% dos votos das psicólogas presentes no pré-congresso respectivo.  Envie proposta aos Pré-Coreps. 

As propostas são construídas dentro dos três eixos temáticos do Corep/CNP: 1) A Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 2) A Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; e 3) O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

O eixo 1 tem como objetivo discutir a organização da profissão. A categoria contribui para organizar o conselho profissional.

Já o eixo 2 tem relação com as necessidades da sociedade e sua relação com a Psicologia e também com outras questões relativas aos direitos humanos e às políticas públicas, envolvendo educação, saúde, assistência social, segurança, mobilidade etc.

Por sua vez, o eixo 3 trata da prática das psicólogas. Por ele são pensadas as diretrizes políticas que têm relação com o exercício profissional.

Confira no vídeo abaixo, gravado no Pré-Corep de Vitória, realizado em 21 de outubro, um exemplo de construção da proposta a ser encaminhada ao Corep. 

 

11º Congresso Nacional da Psicologia: O Conselho Federal de Psicologia lançou o hotsite do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Confira aqui a página exclusiva do 11º CNP.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...