Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

5º Corep define propostas e delegação do ES ao 10º CNP

Postado no dia 7 de abril de 2019, às 14:53

17 delegadas/os vão levar 30 propostas nacionais do 5º Congresso Regional da Psicologia do CRP-16 para o 10º CNP, em Brasília 


Estão definidas a delegação e as propostas do Espírito Santo que serão encaminhadas ao 10º Congresso Regional da Psicologia (10º CNP), que será realizado em Brasília, no dias 30 e  31 de maio e 1º e 2 de junho.

17 delegadas/os vão levar 30 propostas nacionais do 5º Congresso Regional da Psicologia do CRP-16 para o 10º CNP, a última etapa de discussão e construção das diretrizes políticas da Psicologia brasileira, que será colocadas em práticas pelas próximas gestões dos Conselhos Federal e Regionais.

A definição das propostas aconteceu na plenária final do 5º Corep, no domingo, 7 de abril, segundo e último dia do encontro regional do CRP-16, realizado no auditório do Sesc de Guarapari. A votação que definiu os nomes da delegação capixaba que irá ao CNP aconteceu no mesmo dia.

Além disso, a Comissão Regional Eleitoral do CRP-16, também no dia 7 de abril, divulgou que foram registradas duas inscrições de chapas que vão disputar as eleições do próximo plenário do Regional do ES.

Conheça as/os delegadas/os eleitas/os para o CNP
-Getúlio Sérgio Souza Pinto
-Tammy Andrade Motta
-Maria Carolina Barbosa Roseiro
-Lutz Franthesco da Silva da Rocha
-Júlia Pires
-Edireusa Fernandes Silva
-Diemerson Saquetto
-Daísa De Martin
-Sâmia de Oliveira Brito
-Keli Lopes Santos
-Marina Francisqueto Bernabé
-Anselmo Clemente
-Roberta Steffanya Fernandes Queiroz
-Rudge Vigato da Silva
-Ana Claudia Gama Barreto
-Poliane dos Passos Almeida
-Andreza Conceição de Souza

Propostas nacionais. Foram dez proposições aprovadas em cada um dos três eixos temáticos do 10º CNP, totalizando 30 propostas nacionais do Corep para serem levadas a Brasília.

Propostas regionais. Além das propostas nacionais, o 5º Corep também aprovou 51 propostas regionais, que se tornarão diretrizes de atuação para a próxima gestão do CRP-16, que ficará à frente do Conselho nos próximos três anos. Foram 18 propostas regionais do eixo 1; 14 do eixo 2; e 19 propostas do eixo 3. Veja o caderno de propostas. 

No primeiro dia do Corep, no sábado, 6, três grupos de trabalho (representando cada um dos eixos temáticos) se debruçaram sobre o caderno de propostas do Congresso (proposições vindas dos pré-Coreps, realizados entre janeiro e fevereiro em todo as regiões do Estado). Após a discussão, os grupos levaram as propostas à plenária final, no domingo, 7, que definiu as 30 propostas nacionais e as 52 regionais.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Eleições CRP-16: Comissão Eleitoral registra duas inscrições de chapas
Em função da relação do CNP com o processo eleitoral do Sistema Conselhos de Psicologia, a Comissão Regional Eleitoral (CRE) do CRP-16 esteve presente nos dois dias do 5º Corep.  De acordo com a CRE do CRP-16, duas chapas vão disputar o 6º Plenário do Conselho (gestão 2019-2022).

A Comissão registrou duas solicitações de inscrição de chapas. A Comissão revelou os nomes das chapas, bem como o das psicólogas que encabeçam os dois grupos para na sequência ler o nome de todas/os as/os profissionais inscritas/os em ambas.

“Registramos a inscrição da chapa “Renovação da Psicologia”, no dia 4 de abril, encabeçada pela psicóloga Rosalina Barros Gomes Grilo de Almeida. E nesse domingo, 7, registramos a inscrição da chapa “Participa – Em Defesa da Psicologia”, encabeçada pela psicóloga Maria Carolina Barbosa Roseiro”, salientou o presidente da CRE do CRP-16, Rodrigo dos Santos Scarabelli.

Segundo ele, as/os listas da composição completa das duas chapas será divulgada em breve, pois as inscrições estão em fase de homologação e análise.

“De 8 a 12 (de abril), a CRE vai analisar os documentos e a elegibilidade das chapas para o processo de homologação, e a partir daí faremos a divulgação das chapas”, assinalou.

No final da plenária do 5º Corep, pouco antes das 18 horas do domingo, 7, a CRE fez a divulgação das chapas e declarou encerrado o prazo de inscrições.

CNP e eleições. As propostas serão votadas no 10º CNP para se tornem diretrizes de atuação para o próximo triênio. No caso, quem as colocará em prática serão as próximas gestões dos Conselhos Regionais e do Federal. Por isso, o Congresso Nacional tem relação direta com o processo eleitoral de  consulta nacional para o CFP e as eleições dos próximos plenários dos conselhos regionais.

Avaliação da Comorg
Confira abaixo a avaliação da conselheira do CRP-16 Juliana Brunoro de Freitas que integrou a Comissão Organizadora (Comorg) do 5º Corep.

“O Congresso teve a participação de psicólogas e psicólogos de todo o Estado, que foram eleitos nos pré-coreps, estudantes de psicologia das instituições de ensino superior. Foi um final de semana que todos os participantes tiveram muito trabalho e dedicação. Foi um debate qualificado e produtivo. Nós tivemos excelentes propostas aprovadas para a psicologia, tanto no Espírito Santo quanto a nível nacional. 

O Corep e o CNP são muito importantes porque a categoria pode definir quais são as diretrizes de atuação das novas gestões, tanto do CRP-16 quanto do Conselho Federal de Psicologia. Seguir as diretrizes do Corep e do CNP, é atender ao desejo da categoria. É garantir que a gestão seja feita de forma democrática. 

Os espaços, como o do Corep e do CNP, eles fortalecem a Psicologia. O Corep foi um sucesso. Nós reunimos psicólogos e estudantes dispostos a discutir de forma democrática a Psicologia que queremos, que é a psicologia que defende a garantia de direitos, uma psicologia que, enquanto ciência e profissão, de forma ética e técnica, seja comprometida com a sociedade. 

Nós agradecemos a todos e todas que se disponibilizaram a esse final de semana de muito trabalho pelo fortalecimento da Psicologia. Nós fazemos o convite a todos os psicólogos do Estados a estarem próximos das atividades do CRP-16 para continuarmos em defesa da psicologia, da categoria e da sociedade.

Movimento estudantil. O movimento estudantil também terá sua representação no 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). No 5º Corep, foram definidas a representante e o representante das faculdades de Psicologia do ES que irão a Brasília. Detalhes sobre essa participação será divulgadas nos próximos dias.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...