1º de dezembro é Dia Mundial de Luta contra a Aids
A Psicologia apoia esta luta, alertando para a importância da prevenção e o combate ao preconceito
1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids (sigla em inglês para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida). Para o CRP-16, a data é momento de a Psicologia reafirmar o seu apoio a esta luta. E também momento de se combater quaisquer tipos de preconceitos que os portadores do vírus HIV e da doença sofrem.
Preconceito esse que se faz presente das mais variadas formas. Seja na discriminação de um empregador a um candidato HIV positivo, que concorre a determinado emprego. Passando pela ignorância em torno das formas de contágio, chegando até o desconhecimento da distinção que existe entre o portador do vírus e da doença: afinal, o HIV é o vírus que invade as células do sistema imunológico. Já a Aids é o quadro de enfermidades ocasionadas pela perda das células de defesa em decorrência da infecção pelo vírus.
O dia 1º de dezembro é ainda tempo de reforçar as bandeiras em favor da prevenção, do diálogo aberto em torno junto à sociedade e de se retificar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento com os medicamentos antirretrovirais.
Atuação profissional. O atendimento psicológico pode colaborar em muito contra o aumento dos casos de depressão entre as pessoas que vivem com HIV/Aids. E as/os profissionais da Psicologia são fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida e de saúde mental aos portadores do vírus ou da doença.
Vale ressaltar que há oito anos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou as Referências Técnicas para a prática da/o psicóloga/o nos programas de DST e Aids (clique no link e acesse o documento).
Mais informações
Confira mais informações sobre a HIV/Aids no site do Ministério da Saúde.
Entre também nesta luta!