Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Título de especialista será pauta em encontro de Detrans de todo o País

Postado no dia 9 de outubro de 2012, às 15:52

AND se reúne nos dias 10 e 11 de outubro, no Maranhão, e pode tomar decisão favorável à aplicação da Resolução do Contran nº 283/2008

O diretor-geral do Detran-ES, Fábio Nielsen, vai propor que o título de especialista em Psicologia do Trânsito seja ponto de pauta do encontro da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND), que terá início nesta quarta-feira, 10, em São Luiz do Maranhão.

A reunião da AND poderá fortalecer, politicamente, para aplicação da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 267/2008. A normativa prevê que as clínicas conveniadas ao Detran só credenciem, a partir de fevereiro de 2013, psicólogas/os portadoras/es do título de especialista em Psicologia do Trânsito, reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Nielsen se mostrou favorável à obtenção do título por parte das/os profissionais que atuam como peritas/os examinadoras/es, em reunião com a presidente do CRP-16, Andréa Nascimento, realizada na segunda-feira, 08, no Detran-ES, em Vitória.

“Ele disse que o serviço precisa ser qualificado. E para o Conselho esse posicionamento é uma vitória para a profissão”, frisou a presidente do CRP-16.

Para ela, a AND pode se articular em prol da efetivação da Resolução do Contran 267. “Se os demais diretores de Detrans se mostrarem favoráveis à obtenção do título, a Associação será uma força política para que a Resolução 267 seja efetivada a partir de fevereiro de 2013”, analisou.
Ainda segundo Andréa, no Estado 27 psicólogas/os detêm o título de especialista em Psicologia do Trânsito.

Inscrições para VII Concurso de Especialista. Vale ressaltar que estão abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para o VII Concurso de Especialista em Psicologia do CFP. Interessadas/os devem se inscrever pelo site do Instituto Quadrix, organizador do certame.

Fevereiro de 2013
Como adiantou o CRP-16, em carta aberta às psicólogas e aos psicólogos publicada no site do Conselho em janeiro de 2011, a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 283 de 1º de julho de 2008 traz os critérios para psicólogas/os peritas/os examinadoras/es de trânsito.

A normativa (283) altera o artigo 18 da Resolução do Contran 267/2008 estabelecendo que:

I – o psicólogo deve ter Título de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, ou ter concluído com aproveitamento o curso “Capacitação para Psicólogo Perito Examinador de Trânsito”;

§ 5º Será assegurado ao psicólogo que até 14 de fevereiro de 2013, tenha concluído o “Curso de Capacitação para Psicólogo Perito Examinador de Trânsito”, com carga horária mínima de 180 horas/aula, o direito de solicitar o credenciamento.

§ 6º A partir de 15 de fevereiro de 2013 serão credenciados apenas os psicólogos  portadores de Título de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo CFP.

AND. A reunião da AND será realizada em São Luiz, Maranhão, nestas quarta-feira e quinta-feira, 10 e 11 de outubro, respectivamente. O encontro na capital maranhense será o 38º da AND, que realiza quatro reuniões por ano, de acordo com o site da entidade.

A página informa que as reuniões da AND são oportunidades para que os gestores troquem informações e experiências vividas por cada departamento e região e façam a avaliação, sugestão e discussão sobre assuntos que visam a melhoria do trânsito no País.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...