Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Seminário “Novos Possíveis” marca reaproximação do Sistema Conselhos com as demandas sociais e com instituições da Psicologia do País e da América Latina

Postado no dia 30 de janeiro de 2017, às 15:16

CRP-16 participa do evento, em Brasília, onde a atual gestão do CFP é apresentada publicamente

posse_gestao

Integrantes da nova gestão do CFP são apresentadas/os no seminário

O CRP-16 participou do seminário “A Psicologia na Construção de Novos Possíveis”, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), no dia 21 de janeiro, em Brasília. O evento foi o ponto de partida para o realinhamento do Sistema Conselhos com instituições da Psicologia nacionais e da América Latina. E também marcou a reaproximação da profissão e o seu comprometimento com as demandas sociais do País.

O Regional capixaba foi representado por seu conselheiro-presidente, Diemerson Saquetto, no encontro que lançou publicamente a nova gestão do XVII plenário do CFP.

“O seminário “Novos Possíveis” marca o posicionamento do novo pleno do CFP. Trata-se de um modelo de gestão, que mais uma vez, se volta à construção de uma Psicologia brasileira mais próxima das instituições, reafirmando sua ligação com a Ulapsi (União Latino-americana de Entidades de Psicologia), com a Abep (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia) e com os sindicados que compõem a Federação Nacional (de Psicólogas/os – Fenapsi)”, assinalou Saquetto.

O presidente do CRP-16 reforçou a importância da reaproximação com as questões sociais para fortalecer a luta que deve ser travada perante o atual momento político.

“Não podemos fazer uma Psicologia distante dos paradigmas latino-americanos. Não podemos fazer uma Psicologia distante da realidade dos profissionais da Assistência Social e da Saúde. Desejar ‘novos possíveis’ nos remete à máxima deleuziana (veja abaixo informações sobre o mote do seminário) da construção de novas posturas cada vez mais potentes diante de todo o cenário de sufocamento que os governos autoritários tentam nos impor”, argumentou o psicólogo.

presidentes_cfp_crp

Presidentes do CFP e do CRP-16 em evento que marca a reaproximação do Sistema Conselhos com as pautas sociais 

Saquetto sinalizou que o Conselho do ES vai caminhar junto ao Federal.

“O CRP-16 é donatário deste legado e deseja, ao lado do CFP, construir uma nova Psicologia brasileira. Não podemos permanecer alinhados ao modus operandi de uma Psicologia construída a partir das elites e para as elites. Para todas e todos, por todas e todos, este é o ensejo sincero de nosso trabalho. Vamos juntos acolher lutas que fazem sentido. Lutar e enfrentar, sem esmorecer jamais. Um novo momento é inaugurado e fazemos parte desta história que se inicia”, frisou o presidente.

Mote do Seminário*

O presidente do CFP, Rogério Giannini, a vice, Ana Sandra Fernandes, o secretário-geral, Pedro Paulo Bicalho, e a tesoureira, Norma Cosmo, apresentaram o XVII plenário e suas prioridades no seminário “A Psicologia na Construção de Novos Possíveis”.

Em sua participação, Bicalho explicou a escolha do mote do seminário, inspirada em construção do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995) que remetia à obra do conterrâneo Michel Foucault (1926-1984). “Todos nós precisamos de novos possíveis para não sufocarmos”, ponderou, referindo-se ao momento político-social do Brasil.

 

mesa_diretoria

Mesa conduz a apresentação do novo plenário do CFP

O conselheiro observou que a palavra “redes” atravessou as falas das duas convidadas e do convidado na mesa de abertura. “Em vez de usar as redes para golpes, podemos usá-las para diálogos”, disse. Bicalho também anunciou que o novo plenário decidiu pela refiliação do CFP à União Latino-americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi).

Norma Cosmo agradeceu o comparecimento de todos os Regionais e frisou que os próximos anos serão de um trabalho “a muitas mãos”. Mencionou também todas as psicólogas e psicólogos, a direção e os funcionários do Conselho. “A confiança de vocês será fundamental para esses novos cenários, novas trajetórias, novos desafios”, declarou a conselheira.

Ao encerrar o evento, Giannini contou estar contente com “várias coisas que aconteceram aqui”. “A primeira plenária (realizada ontem e hoje) me encheu de esperanças. Foi revigorante, impressionantemente inspiradora”, disse.

O novo presidente observou a presença de atores de fora da Psicologia no evento. “A relação com a sociedade é um marco do CFP desde os anos 1990, 2000”, pontuou.

Confira aqui mais informações sobre o seminário.

*Com informações do CFP.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...