Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS: Etapa Sudeste será no mês de maio

Postado no dia 1 de abril de 2022, às 16:13

Evento será em Belo Horizonte (MG). Veja as informações do encontro, organizado pelo CFP, nas cinco regiões brasileiras

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai realizar, neste primeiro semestre de 2022, a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social. A atividade será realizada nas cinco regiões brasileiras. O evento será espaço para reflexão e compartilhamento de experiências, saberes e práticas da Psicologia na Política Pública de Assistência Social frente ao contexto da pandemia de covid-19.

A Mostra tem objetivo de discutir o fazer da Psicologia na Política de Assistência Social, tendo em vista o contexto emergencial imposto pela pandemia, reconhecendo a potência da atuação da ciência psicológica no enfrentamento das desigualdades sociais, sob a perspectiva do compromisso ético e social da Psicologia. É um espaço para troca entre as psicólogas que atuam no SUAS de todo Sudeste.

Agenda Etapa Região Sudeste
Os trabalhos para a Etapa Região Sudeste devem ser inscritos até o dia 8 de abril de 2022. Já as inscrições para participar da etapa, que será realizada em Belo Horizonte (MG), se encerram no dia 4 de maio de 2022. O encontro na capital mineira será nos dias 6 e 7 de maio de 2022.

Inscrições de trabalhos. Para submeter o seu trabalho à II Mostra,  clique neste link.
Inscrições para Etapa Sudeste. Para se inscrever para Etapa Sudeste, clique neste link.

Roda de conversa. O CRP-MG vem realizando rodas de conversa preparatórias à Etapa Sudeste da II Mostra. No dia 5 de abril, será realizada a última roda de conversa. Veja os detalhes abaixo.

Data/Horário: 05/04 – 19h
Formato/Endereço: Híbrida (Sede CRP – Rua Timbiras, 1532, 6º Andar – Lourdes BH/MG e acesso on-line – clique aqui)
Convidadas: Marcia Mansur e Debora Akerman

Eixos temáticos da II Mostra
As propostas de trabalhos devem ser de experiências de atuação ou pesquisa de psicólogas (os) na Política de Assistência Social, ainda que em atuações interdisciplinares ou intersetoriais. Portanto, mesmo que haja proponentes de outras áreas profissionais, ou de outras políticas públicas, nas propostas submetidas, pelo menos uma (um) componente deve ser psicóloga(o), e é partir desta ótica que o trabalho deve ser escrito.

Os trabalhos devem abordar um dos cinco eixos temáticos do tema geral “O fazer da Psicologia no SUAS no contexto da pandemia”:

Eixo 1 “Vigilância socioassistencial e proteção social: Infância e juventude como prioridade absoluta”;
Eixo 2 “Emergências e desastres: Práticas da psicologia no SUAS frente ao cenário pandêmico e à ausência de planos de contingência”;
Eixo 3 “Gestão dos direitos socioassistenciais visando a resolutividade das demandas e a emancipação social dos usuários”;
Eixo 4 “Gestão democrática e a construção de orçamentos com participação: O que a psicologia tem a ver com isso?”; e
Eixo 5 “Participação e equidade no controle social: a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios”.

Mais informações sobre a II Mostra: acesse o site da Conpas.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...