Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Evento em homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo é bem avaliado pelas/os participantes

Postado no dia 5 de setembro de 2014, às 21:31

Estudantes e profissionais fazem elogios à mesa redonda, aos minicursos e à organização do encontro. CRP-16 ratifica o porquê de ter escolhido a área Clínica como tema

mesa_redonda

Psicólogas, psicólogos e estudantes acompanham mesa redonda

O evento do CRP-16 em homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo foi muito bem avaliado pelas/os participantes. A boa avaliação foi tanto para a mesa redonda “Interfaces na Psicologia: Diálogos entre Clínica, Clínica Ampliada e Políticas Públicas”, passando pelos nove minicursos oferecidos e chegando à organização do encontro, que foi realizado no dia 30 de agosto, na Faculdade Multivix em Vitória.

Veja também: mesa de aberturamesa redonda “Interfaces na Psicologia: Diálogos entre Clínica, Clínica Ampliada e Políticas Públicas”. E o vídeo em homenagem à data; e imagens dos minicursos. 

“O evento contou com uma quantidade expressiva de profissionais e estudantes finalistas de todo o Estado. As palestras foram muito bem apresentadas e enriqueceram o debate da mesa redonda. As abordagens da profissão escolhidas para cada minicurso também foram bem aproveitadas pelos participantes. Acreditamos que alcançamos nosso objetivo ao realizar o encontro, pois quem participou contribuiu com a troca de experiências promovida pelo evento”, analisou a presidente do CRP-16, Hildiceia dos Santos Affonso.

A vice-presidente do CRP-16 e presidente da Comissão de Comunicação do Conselho, Andréa Nascimento, explicou que a escolha da temática do evento atende a demanda da categoria.

“Nos últimos quatro anos, principalmente, o foco dos eventos promovidos pelo CRP-16 foram os trabalhadores das Políticas Públicas, com o Conselho investindo muito em encontros com profissionais das áreas das medidas socioeducativas e da Assistência Social. E este ano, atendendo à demanda da área Clínica, e a partir da pesquisa regional, que mostrou que a maioria das/os nossas/os profissionais também exercem a Clínica, procuramos fazer um evento voltado para esta área”, explicou.

Avaliações. Psicólogas, psicólogos e estudantes destacaram a importância do evento e a sua colaboração para o crescimento profissional.

“Foi muito bom. Queria parabenizar o Conselho pela realização e pela organização. Sou psicóloga e tenho o CRP-16 como inscrição secundária, pois atuo em Colatina (e também na cidade mineira de Resplendor). E o evento foi uma oportunidade de conhecer novos profissionais, de rever colegas. E nossa classe precisa disso, precisa dessa troca de experiências”, destacou a psicóloga Érica Freitas Machado.

A psicóloga Lorena Meneli Venturim, que trabalha na área de Recursos Humanos (RH), disse que o evento a ajudou a ‘quebrar paradigmas’ que ela tinha em relação à profissão.

“Gostei muito. E pude descontruir algumas coisas (que pensava sobre a Psicologia). Como trabalho em RH, não faço consultório, quebrei alguns paradigmas que tinha. O evento como um todo me estimulou a buscar conhecimento. Potencializou bastante. E o instrutor do minicurso de Gestalt-Terapia (Márcio do Amaral Merçoni) foi bem leve e sereno e nos deixou muito a vontade. Me senti parte daquilo ali. Fui envolvida como uma troca. Foi construtivo, mais do que instrutivo”, assinalou.

Gestalt-Terapia - Palestrante Márcio do Amaral Merçoni

Minicurso de Gestalt-Terapia: “construtivo”

Outro minicurso, o de Psicanálise, também foi bem avaliado pelo psicólogo e perito forense, Carlos Alberto Duarte Soares.

“Foi muito bom. No minicurso Psicanálise, a professora trabalha com Lacan e fundamentou isso na fala dela. Ela apresentou várias linhas de trabalho e os cuidados nos critérios para colocar alguns conceitos. Foi muito bem preparada”, pontuou.

O psicólogo do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Rudge Vigato, não conseguiu se inscrever para todo o evento. Mas garantiu presença em um dos minicursos, pois estes tiveram inscrições prorrogadas. Ele fez o de Psicologia Positiva.

“Gostei muito. A Marcella (Bastos Cacciari, do minicurso de Psicologia Positiva) é excelente profissional e soube passar o conhecimento que ela adquire no mestrado. A Psicologia Positiva é um conhecimento novo e vem agregando valor. Agradeço e parabenizo o Conselho pelo esforço em desenvolver ações que contribuem para o crescimento da Psicologia e para o nosso próprio conhecimento profissional”, afirmou.

Estudantes
Além da avaliação do evento, a estudante da UVV Denise Bastos ponderou sobre a iniciativa do CRP-16 em abrir inscrições para estudantes – prática que o Conselho realiza sempre que lhe é possível.

“É muito importante o CRP propiciar essa abertura para nós estudantes termos contato com profissionais, nos aproximarmos deles, pois aprendemos com que os outros fazem. E ter essa oportunidade de conhecer psicólogas(os) e saber sobre as áreas em que atuam é de grande importância para nossa formação. Tenho vontade de trabalhar, mas falta o conhecimento que vim buscar aqui”, argumentou Denise, que fez o minicurso Clínica Junguiana, com o psicólogo e ex-conselheiro do CRP-16 Fabrício Moraes.

Já a estudante Luana Fonseca, da Faculdade Salesiana, fez o minicurso Terapia Familiar.

“A iniciativa dos minicursos foi de grande importância para formação e deu o direcionamento para nós sabermos o que queremos e o que não queremos. E as palestras da mesa redonda não foram cansativas foram legais, não foram monótonas”, contou.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...