Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Dia da Psicóloga e do Psicólogo: veja como foi a apresentação do corais

Postado no dia 27 de janeiro de 2012, às 16:35

Confira ainda o relato da psicóloga com registro mais antigo no CRP-16 e a fala da presidente do Sindpsi-ES

Conduzidos pela maestrina, corais da terceira idade em uma de suas performances

Conduzidos pela maestrina, corais da terceira idade em uma de suas performances

A comemoração do Dia da Psicóloga e do Psicólogo, promovida pelo CRP-16, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória, no dia 27 de agosto, começou com a apresentação musical, no hall de entrada do auditório da Ales, onde foi realizado o restante da programação.

Os grupos Coral de Flauta e Coral Recordar é Viver compostos por cerca de 50 “jovens” – que têm algumas décadas a mais que os 50 anos da Psicologia – apresentaram músicas, como “Olhos Coloridos”, da cantora Sandra de Sá.

Neste momento, as cantoras e os cantores dos corais colocaram perucas negras para cantarem os versos: “Sarará crioulo. Sarará crioulo”.

Os corais são formados por grupos dos centros de vivência da terceira idade de Maria Ortiz e de Jardim Camburi (bairros de Vitória) e são regidos pela maestrina, Ângela Volpato, que também é psicóloga.

“Esse trabalho visa inserir o idoso em espaços diversos, valorizar a música brasileira e incrementar a cidadania do idoso”, frisou Ângela.

Registro mais antigo
Já no auditório, as(os) profissionais e as(os)estudantes puderam conferir o relato da psicóloga Ana Rita Costa Gomes. Ela tem o registro mais antigo do CRP-16, de quando o Conselho era ainda seção do Regional de Minas Gerais.

Ana relembrou os primeiros anos da regulamentação da profissão e também os novos desafios que surgiam naquela época. Segundo a psicóloga, ela se formou na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

“Faço parte do início da Psicologia. Comecei a estudar em 1960 e nem sabia se iria ter trabalho. Fomos a segunda turma formada da PUC-MG”, lembrou Ana.


                                          Ana: mais de 40 anos de profissão

Ela contou que chegou ao Estado em 1968 e conviveu por um tempo com desemprego. “Fiquem alguns meses desempregada. Até que tive minha primeira chance no Colégio Americano Batista, e o diretor pediu para que eu integrasse a equipe pedagógica da instituição”, frisou.

Ana também trabalhou em clínica, foi professora na Ufes e tem mais de 40 anos de atuação na Psicologia.

Sindpsi-ES
Outro pronunciamento da cerimônia foi o da presidente do Sindicato das(os) Psicólogas(os) no Espírito Santo (Sindpsi-ES), Gliciane Chagas. Ela destacou o orgulho de ter o sindicato reativado nos 50 anos da Psicologia e citou o campo de atuação profissional.

“Os 50 anos marcam bastante as nossas lutas sindicais e profissionais por uma Psicologia que seja melhor e mais reconhecida nas politicas publicas, principalmente, que é onde a Psicologia está atuando, não só fazendo, mas também propondo políticas públicas” afirmou.


                                          Presidente do Sindpsi-ES ressalta
a atuação nas políticas públicas

Gliciane falou sobre a importância de se acompanhar projetos de leis, como o das 30 horas e a proposta de piso salaria para a categoria. E fez um convite aos presentes.

“Convido a todos a participarem do sindicato a ajudar a gente a pensar, lembrando que o Espírito Santo está na Secretaria Geral da nossa federação (Fenapsi – Federação Nacional dos Psicólogos)”, destacou Gliciane.

Veja mais sobre o Dia da Psicóloga e do Psicólogo.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...