CRP-16 forma comissões para balizar atuação política do IV Plenário
Plenária no sábado, 19, definirá quais conselheiras ficarão à frente de cada comissão. Profissionais podem contribuir com ações em cada área
As comissões do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) são responsáveis pelas atividades de orientação, fiscalização e de tramitação dos processos éticos. E são por meio delas também que o CRP-16 trata de atividades políticas de interesse da sociedade e da categoria.
A Plenária do dia 19 de outubro de 2013, que será realizada na sede do Conselho, em Vitória, vai definir quais comissões serão criadas e em quais as/os 18 conselheiros do IV Plenário do CRP-16 vão atuar.
“O trabalho das comissões é o que faz o Conselho atuar e promover suas ações principais de orientação e fiscalização da profissão. Mas as comissões também vão além, contribuindo para atividades políticas, inserção da Psicologia em outros espaços e nas relações com a sociedade civil organizada e com os movimento sociais”, frisou a presidente do CRP-16, Hildiceia dos Santos Affonso.
Cabe destacar que algumas comissões, como a Comissão de Orientação e Fiscalização e a Comissão de Ética, são obrigatórias e não são abertas à participação das psicólogas e dos psicólogos da categoria.
Porém, as comissões de Saúde, de Direitos Humanos e de Educação, por exemplo, podem sim ser compostas pelos profissionais da base.
“Vamos definir quais comissões serão criadas, bem como definir quais conselheiras e conselheiros vão compor cada comissão. Mas já adiantamos que é muito importante que as psicólogas e os psicólogos participem desses espaços e tragam sua contribuição, pois isso ajuda em muito na atuação política do nosso Conselho e no fortalecimento da nossa profissão”, afirmou Hildiceia.
Confira, em breve, quais comissões foram criadas e quais você poderá contribuir para fortalecer a luta política do seu Conselho.