Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Consulta Pública do Crepop: Atuação junto aos povos indígenas

Postado no dia 26 de maio de 2021, às 15:13

Documento pode ser acessado pelo site do CFP, a partir desta quarta-feira (20)

Consulta Pública do Crepop: Políticas públicas para povos indígenas

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), abre nova consulta pública, a partir desta quarta-feira (20), para que as(os) psicólogas(os) possam contribuir com a futura publicação “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) junto aos  Povos Indígenas”.

O documento é resultado de  reflexões  de  profissionais  da  Psicologia, indígenas e  não  indígenas, que  têm  em comum a militância junto à pauta dos povos indígenas e suas vivências em diferentes contextos, envolvendo diferentes etnias, no trabalho com saúde indígena, no apoio à garantia  e  implementação  de  políticas  públicas  como  as  ações  afirmativas  de educação escolar indígena (entre estas a permanência estudantil), assistência social, educação popular e demandas da população indígena em contexto urbano no terceiro setor,   compreendendo   esses   nichos   de   atuação   a   partir   de   uma   perspectiva transdisciplinar, isto é, no diálogo com outras ciências sociais, da saúde,  humanas e os saberes tradicionais.

O formulário para contribuições está disponível e poderá receber contribuições até o dia 08 de julho pelo seguinte link: https://forms.gle/nHy6o9tWjxSNPgoz5

A consulta pública é uma das etapas da metodologia do Crepop antes do lançamento de uma referência. A ideia desta fase é que as(os) psicólogas(os) possam fazer contribuições antes da finalização do documento, tornando o processo de elaboração mais democrático e participativo. Saiba mais sobre o processo de elaboração de referências técnicas do CREPOPaquieaqui.

Passo a Passo da Consulta Pública

Para participar da consulta pública, a(o) psicóloga(o) precisa seguir as seguintes orientações : após baixar o documento, leia a atual versão das Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) junto aos Povos indígenas. Em seguida acesse o link do formulário no Google Forms, faça suas contribuições ao documento no formulário, considerando cada eixo que organiza a Referência Técnica.

A consulta pública ficará no ar de 20 de maio a 8 de julho de 2021. Após o término do prazo, todas as contribuições ao texto preliminar serão enviadas à comissão de especialistas, que trabalhará para construção da versão final para publicação. Não é necessário fazer indicações sobre formatação e correções gramaticais, pois o texto final seguirá para revisão e normalização conforme NBRs ABNT.

As contribuições podem ser individuais ou em grupo. O Crepop incentiva que as(os) psicólogas(os) possam debater conjuntamente e enviar contribuições coletivas.

Acesse o documento para Consulta Pública do Crepop: Atuação de psicólogas (os) junto aos povos indígenas.

Fonte: CFP. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...