Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Confira a íntegra dos convidados das mesas do II Seminário Nacional de Emergências e Desastres

Postado no dia 1 de dezembro de 2011, às 15:59

Veja aqui mais informações sobre o evento

Confira os detalhes de cada uma das mesas do II Seminário Nacional de Emergências e Desastres, realizado entre os dias 24 e 25 de novembro de 2011, em Brasília.

O evento contou com mesas que abordaram vários aspectos relacionados a temática:

A abertura oficial do II Seminário aconteceu na quarta-feira, 23 de novembro, com a conferência “Políticas Internacionais de Enfrentamento aos Desastres”, proferida mestre em Relações Internacionais e oficial de Informação Pública de Estratégia Internacional para a Redução de Desastres da ONU, Margarita Vilallobos.

-“Contribuição da Psicologia para o enfrentamento das emergências e desastres e a construção de referências”. Participação do professor da Universidade de Havana (Cuba) e representante do Centro Latino-americano de Medicina dos Desastres de Cuba, Alexis Lorenzo Ruiz;

“Afetados em desastres: desafios para a proteção aos direitos humanos”. Com representantes do Ministério Público e da Procuradoria de Justiça. O promotor de Justiça e coordenador da área de habitação e urbanismo do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva (CAO/Cível) e da Tutela Civil do Ministério Público do Estado de São Paulo, Mário Malaquias. E da advogada e procuradora de Justiça do Rio de Janeiro, Denise Muniz de Tarin.

“Políticas intersetoriais de enfrentamento às emergências e desastres”: Convidados – coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori Kinoshita; coordenadora-geral de Serviços de Acolhimento do Departamento de Proteção Social Especial (SNAS), Aparecida Rodrigues da Silva; representante auxiliar – Coop. Sul-Sul da UNFPA – Fundo das Nações Unidas, Eliseu de Oliveira Chaves; assistente do Programa de Cooperação – Sul-Sul, Ana Carolina Ribeiro; gerente de Projetos do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades, Thiago Galvão; e  a técnica especializada em formação em psicologia da Secretaria Nacional de Defesa Civil/Centro de Gerenciamento de Desastres, Verena Martins Lellis.

-“A Psicologia em Emergências e Desastres na América Latina: Práticas e Organização Política”. Teve a participação da membro Fundadora da Sociedade Peruana de Psicologia de Emergências e Desastres,  a psicóloga Brigadista de Emergências e Desastres, Desirée Salazar; e do professor da Universidade de Havana (Cuba) e representante do Centro Latino-americano de Medicina dos Desastres de Cuba, Alexis Lorenzo Ruiz.

-“Lógicas e práticas sociopolíticas que ampliam a vulnerabilidade social”.  Estiveram nesta mesa a mestre em Planejamento Urbano e Psicologia Socioambiental, e Pró-Reitora de Graduação da Universidade de São João da Boa Vista/ Unifae/SP, Carmem Beatriz Fabriani; o doutor em Planejamento, Economia Pública e Organização do Território e professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ, Henri Acselrad; e a doutora em Ciências Sociais, professora do Departamento de Sociologia da UFSCAR e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres – NEPED, Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio.

-“Protagonismo e organização comunitárias como condição para a proteção social efetiva”. Compuseram a mesa: a agricultora, líder comunitária e presidente da Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região do Morro do Baú (SC), Tatiana Reichert;  o assessor de órgãos públicos municipais do Legislativo e Executivo em Petrópolis e consultor ambiental pela Fundação Universitária Iberoamericana, Bruno Nascimento; e as membros da Associação de Moradores da Vila das Aeromoças, Maria Inês Guedes Santana e Eliane Maria da Silva.
-“Práticas Psicológicas no Enfrentamento das Emergências e Desastres”. Participaram: a pós-graduada em Psicologia Médica e professora do curso de pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia da Universidade Gama Filho (RJ e SP), Samira Younes Ibrahim; a psicóloga especialista em Práticas Sociais, e coordenadora do GT de Psicologia nas Emergências e Desastres do CRP-12, Maria Carolina da Silveira; a coordenadora do CRAS em Suzano-SP, e a componente do GT emergências e desastres do CRP-06/SP, Annie Louise Saboya Prado; e a psicóloga da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife – CODECIR, Maria Clara Mendes de Souza.

-“Tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade e organização social no enfrentamento de emergências e desastres”. Contou com a doutora em Ciências Ambientais e especialista em Biociências Nucleares, Yara Valverde Pagani; com o geólogo e diretor do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas do Instituto de Pesquisa Tecnológicas, Eduardo Soares Macedo; e com a membro do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, Nancy Campos.

“Organização da Sociedade civil no enfrentamento de emergências e desastres”. Participaram: o membro da assessoria do setor de emergências da Cáritas Brasileira, do Conselho Nacional de Defesa Civil e do Fórum de Mudanças Climáticas, José Magalhães de Souza; o diretor de comunicação da Confederação Nacional das Associações dos Moradores e membro do Fórum São Paulo pelo direito à cidade e do Conselho do Instituto Nacional do Meio Ambiente, Wanderley Gomes da Silva.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...