Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Colatina sedia pré-congresso do 6º Corep-ES no dia 18 de novembro

Postado no dia 12 de novembro de 2021, às 12:10

Confira como participar e contribua com o processo de decisão democrática da sua profissão

As psicólogas e estudantes de Psicologia de Colatina têm um compromisso importante no dia 17 de novembro. Reforçando a política de interiorização da atual gestão do Conselho, a ‘Princesa do Norte’ vai receber as atividades do 6º Congresso Regional da Psicologia (6º Corep) e do 11º Congresso Nacional da Psicologia (11º CNP).

O CNP têm como tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”.

O Pré-Corep de Colatina será realizado no dia 18 de novembro (quinta-feira), às 14 horas, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Colatina, na Rua Drº. Joaquim Ribeiro Filho, 145, no bairro Vila Nova. Clique aqui para acessar o mapa.

INSCRIÇÕES AQUI: Inscreva-se neste link. 

Certificado. Quem se inscreve e comparece, recebe certificado de participação.

Propostas e eleição de delegadas
A participação no evento é o caminho para se eleger delegada para o 6º Corep que ocorrerá em abril de 2022. Do Corep, que é a etapa regional, é tirada a delegação que irá ao 11º CNP, em Brasília. A delegação vai levar as propostas (regionais e nacionais) aprovadas pelo Corep ao Congresso Nacional. Mas o Corep precisa dos pré-congressos para que, nestes espaços, sejam aprovadas propostas e sejam eleitas as delegadas para o Congresso Regional. A eleição de delegadas será feita de acordo com a participação profissional no pré-congresso.

Se tiverem 10 psicólogas participantes/inscritas, são cinco vagas para delegadas titulares e cinco suplentes. Importante lembrar que as psicólogas precisam estar regularmente inscritas e adimplentes no CRP-16.

Ofício de liberação. O CRP-16 enviará ofícios solicitando liberação de psicólogas(os) para as suas respectivas chefias.

Estudantes de Psicologia deverão comprovar que estão cursando Psicologia em Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado, com apresentação de declaração das IES ou horário individual ou comprovante de pagamento de mensalidade.

Estudantes não têm direito a voto, mas podem participar da elaboração de propostas. Além disso, estudantes que participarem dos pré-congressos podem definir a representação de cada faculdade de Psicologia para o Corep. São até dois representantes estudantis por Instituição de Ensino Superior (IES) que podem ir ao Congresso Regional. A definição dessa representação é feita pelos estudantes que participam dos pré-congressos.

Já as propostas, elas são construídas dentro dos três eixos temáticos do CNP:
1) A Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia;
2) A Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; e
3) O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

Confira no vídeo abaixo, gravado no Pré-Corep de Vitória, realizado em 21 de outubro, um exemplo de construção da proposta a ser encaminhada ao Corep. 

Para mais informações, acesse a matéria completa do 6 º Corep. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...