Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 faz seminário regional sobre impactos da decisão do MEC de flexibilizar práticas e estágios em Psicologia

Postado no dia 26 de junho de 2020, às 21:00

Será nos dias 2, 3 e 6 de julho. Deliberações serão encaminhadas para o Seminário Nacional, em 14 do mesmo mês. Veja como se inscrever e participe das reuniões online 

 

O CRP-16 vai realizar o seminário online “Formação em Psicologia no contexto da pandemia de Covid-19: Impactos da Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, referente à flexibilização das práticas e estágios”, nos dias 02, 03 e 06 de julho.

O evento será a etapa regional do seminário nacional que o Conselho Federal de Psicologia vai promover no dia 14 de julho. Essa mobilização ocorre por conta da decisão do Ministério da Educação (MEC) de 16 de junho. A portaria 544 permite a oferta de disciplinas, práticas e estágios em cursos de graduação no país de modo remoto até o dia 31 de dezembro de 2020.

Desde a publicação da portaria, o CFP e a Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP) têm sido questionados por alunos, supervisores de estágio, coordenadores de cursos, Instituições de Ensino Superior (IES) sobre quais procedimentos adotar diante de tal normativa. Apesar do CFP e dos Conselhos Regionais regulamentarem o exercício profissional, o Conselho Federal e os CRPs devem regulamentar o modo como o exercício profissional de Psicologia acontece no âmbito de estágios e da formação profissional. Por isso, e também por historicamente abrir discussão sobre a graduação, o Sistema Conselhos vai realizar o seminário para discutir a formação acadêmica profissional no cenário atual.

Clique na imagem e saiba mais da articulação das entidades da Psicologia em torno do estágio

“O objetivo é de que, a partir das vozes dos diferentes atores da formação em Psicologia (estudantes, professoras/es, orientadoras/es e supervisoras/es de estágio, coordenadoras/es de cursos), sejam sistematizadas análises que nos permitam compreender os impactos e enfrentar esse triste momento para a humanidade e para a nossa sociedade em particular e, ao mesmo tempo, garantir que não haja retrocessos nos princípios e valores postos em nossas Diretrizes Curriculares para a formação em Psicologia”, explica a presidente do CRP-16, Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro.

O seminário vai acontecer pela plataforma Zoom com transmissão concomitante pelo Facebook do CRP-16.

Inscrições e programação: confira a programação e os links para inscrição nas reuniões online. Há reuniões apenas para coordenadoras/es de curso e outras apenas para estudantes. Importante ressaltar que, para garantir a participação de representantes de todas as instituições formadoras, as inscrições para estudantes estão limitadas a duas/dois representantes por turma.

No debate: As mesas de abertura e de encerramento do Seminário terão a presença do CFP, do CRP-16 e da Abep. A presidente do CRP-16, Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, e a conselheira da Comissão de Educação e representante do Regional capixaba no GT da Apaf, Ana Claudia Gama Barreto, representarão o Conselho nos dois momentos. A Apaf é a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (CFP/CRPs).


SEMINÁRIO “FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: IMPACTOS DA PORTARIA MEC Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020, REFERENTE À FLEXIBILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS E ESTÁGIOS

Reuniões serão via aplicativo Zoom com transmissão ao vivo pelo Facebook do CRP-16

PROGRAMAÇÃO

⇒02 de julho de 2020 – quinta-feira
9h30 às 11h – Mesa de abertura do Seminário 
-Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, presidente do CRP-16
-Ana Claudia Gama Barreto, conselheira da Comissão de Educação do CRP-16 e GT Estágios da Apaf
-Ângela Fátima Soligo, presidente da Abep
-Rodrigo Acioli e Tahiná Khan, conselheiro e conselheira do CFP
Link Formulário de Inscrição para mesa de abertura

13h30 às 15h30 – Grupo de Discussão com coordenadoras(es) de curso 
Link Formulário de Inscrição para coordenadoras(es) de curso de graduação em Psicologia

16h às 18h – Grupo de Discussão com estudantes 
Link Formulário de Inscrição para estudantes de Psicologia

⇒3 de julho de 2020 – sexta-feira
13h30 às 15h30 – Grupo de Discussão com orientadoras(es) e supervisoras(es) de estágio e professoras(es)
Link Formulário de Inscrição para orientadoras(es), supervisoras(es) de estágio e outros docentes em Psicologia

16h às 18h – Grupo de Discussão com estudantes
Link Formulário de Inscrição para estudantes de Psicologia

⇒06 de julho de 2020 – segunda-feira
18h às 20h – Mesa de encerramento do Seminário
-Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, presidente do CRP-16
-Ana Claudia Gama Barreto, conselheira da Comissão de Educação do CRP-16 e GT Estágios da Apaf
Link Formulário de Inscrição para Mesa de Encerramento

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...