Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Ciclo de debates mostra o empenho das/os profissionais para deixar o Paefi mais próximo do ideal

Postado no dia 28 de julho de 2014, às 23:03
paefi_capa

Profissionais de Creas de municípios do ES marcam presença no debate

Evento, organizado pelo CRP-16/CREPOP-ES, foi realizado na Ufes no dia 25 de julho

O Ciclo de debates, promovido pela Comissão de Políticas Públicas do CRP-16 e pelo CREPOP/ES, ratificou a importância do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (Paefi), que funciona junto aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Mas o evento, realizado no auditório do IC-2, campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória, no dia 25 de julho de 2014, mostrou também que há muito trabalho a ser feito para que o atendimento pelo Paefi seja o ideal ou o mais próximo disso.

A psicóloga do Creas da Prefeitura de Colatina, Verônica Stefania Alves de Oliveira, trouxe um pouco de sua experiência para o Ciclo de debates.

Ela falou sobre a articulação para mudar a realidade dos atendimentos do Paefi do Creas em que ela atua.

“Não se tinha um procedimento único. Conseguimos fazer o fluxo de atendimento, e a partir do fluxo começamos a trabalhar com a rede para o entendimento do que significa o serviço. Nem todos os casos deveriam estar ali. Começamos então a fazer um trabalho com a rede para explicar. E começamos a ter um reflexo nos encaminhamentos. Ainda não é o ideal, mas eles estão mais pertinentes. Eram 25 a 30 (casos) por semana; agora estamos em 11, já conseguimos alguma coisa”, afirmou Verônica.

paefi_dois

Observada pela psicóloga Verônica e ao lado do conselheiro Felipe, a assistente social Clerismar fala sobre a gestão do Paefi

A assistente social e gerente de Proteção Social Especial da Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH-ES), Clerismar Lyrio, também foi palestrante no Ciclo de debates.

Embora considere que os gestores e Conselhos de Assistência Social sejam responsáveis para que aconteça “uma articulação maior de políticas públicas” em torno do Paefi, Clerismar sugere que as trabalhadoras e trabalhadores também se articulem visando a melhoria do serviço.

“A articulação enquanto a categoria profissional fica a cargo do profissional do serviço, ele pode buscar outros parceiros que estão em situação similar nessa rede para garantir uma gestão mais qualificada dos serviços que se propõe a desenvolver”, pontuou.

Participação. Psicólogas e psicólogos que atuam em Creas da Grande Vitória e do interior capixaba participaram do Ciclo de debates. Em suas falas, elas/es mostravam as diversas diferenças que existem entre os Paefi/Creas pelo Estado.

O conselheiro do CRP-16 Felipe Kosloski, que mediou a mesa, destacou a importância da presença dessas/es profissionais.

“Gostei da participação das psicólogas e dos psicólogos, pois a maior parte é de profissionais que atuam no SUAS. E é importante essa participação que contribui para termos a opinião e debater as diversas práticas dentro dos Creas no Estado” analisou.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

One thought on “Ciclo de debates mostra o empenho das/os profissionais para deixar o Paefi mais próximo do ideal”

  1. Parabéns pelo evento, necessário e urgente esses debates!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...