Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

A nova interiorização: CRP-16 nos municípios

Postado no dia 12 de dezembro de 2025, às 20:10
 
Durante muitos anos, a interiorização do CRP-16 tem sido tema de debate da categoria. Até antes da pandemia, a concepção predominante era de que a presença do Conselho no interior do Estado só se daria com a instalação de subsedes em cidades como Cachoeiro, Linhares ou Nova Venécia, por exemplo.
 
Contudo, ao observarmos que o custo mensal de aproximadamente R$ 25.000,00 para o funcionamento de uma subsede não elimina a necessidade de investimentos em transporte e hospedagem para os deslocamentos de profissionais fora da Grande Vitória, faz-se necessário analisar a relação custo-benefício da instalação de subsedes em alguns poucos municípios. É importante lembrar que esse custo recairia sobre a categoria, que sustenta a Autarquia com o fruto de seu trabalho.
 
Considerando esse cenário, o VIII Plenário decidiu rever o projeto anterior que propunha a instalação de um núcleo na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, apresentado pelo VII Plenário na reunião de 20/09/2025.
 
Após contato direto com as atividades cotidianas do CRP-16 e diante dos desafios enfrentados — como a nomeação iminente de novos funcionários aprovados em concurso, a necessidade de revisão de diversos contratos de prestação de serviços, a adequação da sede para comportar os novos trabalhadores, a estruturação tecnológica para transmissões híbridas, a inexistência de auditório próprio, a não propriedade de uma das salas que compõem a sede atual e a necessidade de investimentos em capacitação e treinamento — foi proposto um novo desenho de interiorização: CRP-16 nos municípios.
 
O VIII Plenário decidiu instituir essa nova proposta de interiorização considerando que os processos e acessos à documentação hoje são 100% digitalizados, que estão em curso ajustes nos fluxos internos de trabalho e que a descentralização dos serviços possibilitará maior fluidez e eficácia nos atendimentos.
 
Além disso, a ampliação do corpo de trabalhadores, com adequado treinamento, a qualificação da comunicação interna e com a categoria, juntamente com a definição de quatro cidades-polo em 2026, cinco em 2027 e seis em 2028, permitirá que a interiorização do CRP16 se concretize de forma sustentável.
 
O Espírito Santo possui uma configuração geográfica diferenciada: é o quarto menor estado em extensão territorial do país, e a sede da Autarquia está localizada na faixa leste-central do litoral.
 
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), dos 78 municípios, 7,69% estão a até 50 km da capital; 16,67% entre 51 e 100 km; 19,23% entre 101 e 150 km; 19,23% entre 151 e 200 km; 19,23% entre 201 e 250 km; 10,26% entre 251 e 300 km; 6,41% entre 301 e 350 km; e apenas um município (1,28%) está a 351 km de Vitória. Assim, 82,05% dos municípios capixabas estão localizados a até 250 km da capital, o que representa aproximadamente quatro horas de deslocamento rodoviário.
 
Diante disso, a instalação de subsedes no Espírito Santo, na atualidade, mostra-se em desacordo com as boas práticas de sustentabilidade financeira de uma autarquia, sobretudo quando se consideram os custos de instalação (mobiliário, equipamentos, legalização etc.), de pessoal e de manutenção dos espaços.
 
Por outro lado, realizar ações nas cidades-polo é uma forma melhor de garantir presença efetiva do CRP-16 no interior, com menor custo e maior alcance, permitindo proximidade com a categoria com sustentabilidade financeira.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...