9º CNP contempla propostas do Corep-ES e aprova outras de grande importância para a Psicologia
Delegação capixaba sai satisfeita do evento, realizado em Brasília entre 16 e 19 de junho

Psicólogas, psicólogo e estudante representam a Psicologia do ES e o movimento estudantil capixaba no CNP
O 9º Congresso Nacional da Psicologia aprovou propostas em favor de ampliar e potencializar grandes instrumentos políticos e democráticos da profissão, como é o caso do Crepop. Além disso, diversas propostas aprovadas pelo 4º Congresso Regional da Psicologia (Corep), promovido pelo CRP-16, foram contempladas pela plenária da instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, realizado em Brasília, entre os dias 16 e 19 de junho de 2016.
Outro ponto importante foi o lançamento da Articulação Nacional de Psicólogas/os LGBT (ANP LGBT), de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com vistas a enfrentar os retrocessos no que se refere aos direitos LGBTs no Brasil.
“Foi aprovada a atualização da Resolução nº 01/1999, que já está respaldada pela Justiça Federal. Ela não poderá ser extinta, mas foi definido que ela será potencializada para reforçar a luta contra o retrocesso que acontece na nossa própria profissão com psicólogos pregando cura gay, por exemplo”, ressalta a conselheira do CRP-16 e delegada do 9º CNP, Juliana Figueiredo.
De acordo com a também conselheira do CRP-16 e delegada do Congresso Nacional, Barbara Lara, a delegação do Espírito Santo teve boa participação no evento.
“Participamos ativamente do Congresso, votando pela defesa da democracia no Sistema Conselhos, dos DH, do Crepop, do SUAS e de outros temas que são bandeiras de luta da nossa profissão”, revela a psicóloga.
Para as conselheiras, a delegação do CRP-16 saiu satisfeita com o resultado do 9º CNP em função das propostas do Corep contempladas pela etapa nacional.
Além de Juliana e Barbara, as psicólogas Sabrina Cordeiro Ribeiro, Roberta Zacché Iglesias, Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, Tammy Andrade Motta, Marina Francisqueto Bernabé, Juliana Brunoro de Freitas e o psicólogo Diemerson Saquetto representaram a categoria profissional de todo o Estado no 9º CNP. A delegação capixaba contou ainda com a presença da estudante Sâmia Brito Oliveira, que representou o movimento estudantil do ES no Congresso.
Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, o 9º CNP teve como tema: “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”. O Congresso ainda apreciou 49 moções (entre de apoio e de repúdio).
Eleições. A Comissão Eleitoral do 9º CNP apresentou as chapas relativas à consulta nacional para a gestão 2017/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que será realizada em agosto deste ano. As quatro chapas anunciadas foram “Cuidar da Profissão”, “Fortalecer a Profissão”, “Psicólogos em Ação” e “Renovação da Psicologia”.
Na rede
O 9º CNP foi transmitido pela Internet. Os vídeos das plenárias transmitidas estão disponíveis para acesso: