Seminário do CRP-16 promove debate sobre os desafios em torno da Reforma Psiquiátrica e da atuação antimanicomial na RAPS
Será no dia 21 de junho (quarta-feira), das 12h30 às 17h30, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória. Inscreva-se e participe!
O CRP-16 convida a categoria para participar do Seminário Desafios para avançar e interseccionalizar a Reforma Psiquiátrica e a Atuação Antimanicomial na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).
O encontro será realizado, das 12h30 (início do credenciamento) às 17h30, no dia 21 de junho (quarta-feira), no Auditório Hermógenes Lima Fonseca, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória.
A previsão é de que o evento tenha debate sobre “os desafios e perspectivas para a RAPS”; “os riscos de reinvestidas em práticas manicomiais no cuidado a pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas”; e as “referências técnicas para atuação de psicólogas no CAPS”. O seminário terá a participação de representante do Desinstitute (Direitos Humanos e Saúde Mental), organização da sociedade civil com atuação no Brasil e América Latina, além de profissional da Psicologia que atua na rede aqui no Estado.
A programação completa será divulgada nos próximos dias. Mas você já pode garantir a sua presença!
INSCREVA-SE E PARTICIPE
Clique neste link para realizar a a sua inscrição.
O CRP-16 vai emitir certificado de participação.
Objetivo
O seminário tem como objetivo discutir os desafios e perspectivas para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), os riscos de reinvestidas em práticas manicomiais no cuidado a pessoas com uso abusivo de álcool e outras drogas. Assim como divulgar as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), publicada em 2022 pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Direitos humanos, políticas públicas, raça e diversidade
A realização do Seminário é uma articulação das comissões do CRP-16 de: Saúde, Políticas Públicas e Sociais (CPOPS), Direitos Humanos (CDH), Relações Raciais (CRR) e Gênero e Diversidade (CGENDS).
PROGRAMAÇÃO.
13h – Credenciamento
13h30 – Mesa de abertura
14h30 – Mesa Desafios para avançar e interseccionalizar a Reforma Psiquiátrica e a Atuação Antimanicomial na RAPS
Palestra: Desafios, nuances, leituras e a construção de direitos a partir da Reforma Psiquiatra brasileira
Lucio Costa – Psicólogo (CRP01/20083), psicanalista e mestre em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Diretor-executivo do Desinstitute. Foi consultor da Coordenação Nacional de Saúde Prisional, do Ministério da Saúde, coordenador da Coordenação Geral de Direitos Humanos e Saúde Mental, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, coordenador da Frente Nacional de Drogas e Direitos Humanos, e conselheiro do Conselho Nacional de Política de Drogas, do Ministério da Justiça. Atuou, até o mês de abril de 2022, como perito no Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), onde coordenou duas das principais ações do órgão, a Inspeção Nacional de Comunidades Terapêuticas, realizada em 2017, e a Inspeção Nacional em Hospitais Psiquiátricos, em 2018. Atualmente, compõe o Grupo de Trabalho para a realização de estudos e medidas voltadas à superação das dificuldades relativas à promoção da saúde mental no Brasil, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Divulgação das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Andrea Campos Romanholi – Psicóloga (CRP16/342), atua na Secretaria Municipal de saúde de Vitória na equipe da Área Técnica de Saúde Mental. Professora da Unisales Centro Universitário. Mestre e Doutoranda em psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFES (PPGP UFES) e Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Participante do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.
Mediação: Rodrigo dos Santos Scarabelli – psicólogo (CRP16/1557) graduado pela UFES, conselheiro do VII plenário do CRP16, coordenador da Comissão de Saúde do Conselho, possui especialização em Gestão de Direitos Humanos, Saúde Mental e Atenção psicossocial, Gestão em Saúde e Micropolítica da gestão/Trabalho na saúde. Especializando-se em preceptoria no SUS. Possui experiência profissional em CAPS, Unidade Básica de Saúde compondo equipes multidisciplinares, atua em espaços de gestão no SUS, na gerência de serviços de saúde e em áreas técnicas de apoio ou coordenação de serviços.
17h – Encerramento
Mais informações pelo e-mail: eventos@crp16.org.br.
Coloque na agenda, inscreva-se e garanta a sua participação!