Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Mês da Psicologia: Seminário discute a atuação da(o) Psicóloga(o) junto a adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa

Postado no dia 27 de setembro de 2019, às 11:02

No dia 5 de setembro, em referência ao Mês da Psicologia, o CRP-16 promoveu o seminário “Atuação da(o) Psicóloga(o) junto a adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa”, na Ufes, campus de Goiabeiras. Na ocasião, houve quatro mesas de discussão: Desafios éticos e técnicos no âmbito das medidas socioeducativas: questões transversais; Adolescências, juventudes e medidas socioeducativas: a construção de territórios e estratégias possíveis; A criminalização da (o) adolescente e jovem em cumprimento de MSE: Do extermínio da juventude negra aos processos de resistência e  a mesa O uso e a produção de documentos no sistema socioeducativo: reflexões sobre a escrita na socioeducação.

“Tem muita gente que volta (para cumprimento de medida socioeducativa), mas por quê? Por falta de oportunidade. Nós negros não temos. O sistema carcerário é só preto. Você não vê muito branco lá dentro. Mas eu olho assim e falo: essa juventude pode ir além. Quando você ver uma pessoa assim, fala com ela: aposta em você. Acredita nesse jovem. A expectativa de vida dele não é de estar no tráfico. É de ter oportunidade, crescer. É de ter um estudo, de ter uma família, de construir”. As aspas são do estudante de Enfermagem Walace Oliveira, de 20 anos, que falou sobre racismo e ser jovem. Ele foi bastante aplaudido em sua fala na mesa: “Adolescências, juventudes e medidas socioeducativas: a construção de territórios e estratégias possíveis”, na qual a terapeuta ocupacional Rovana Patrocínio (à dir.) e a assistente social Meyriele de Carvalho Silva também fizeram falas sobre suas atuações na área.

View this post on Instagram

#SeminárioMedidaSocioeducativa “Tem muita gente que volta (para cumprimento de medida socioeducativa), mas por quê? Por falta de oportunidade. Nós negros não temos. O sistema carcerário é só preto. Você não vê muito branco lá dentro. Mas eu olho assim e falo: essa juventude pode ir além. Quando você ver uma pessoa assim, fala com ela: aposta em você. Acredita nesse jovem. A expectativa de vida dele não é de estar no tráfico. É de ter oportunidade, crescer. É de ter um estudo, de ter uma família, de construir”. As aspas são do estudante de Enfermagem Walace Oliveira, de 20 anos, que falou sobre racismo e ser jovem. Ele foi bastante aplaudido em sua fala na mesa: "Adolescências, juventudes e medidas socioeducativas: a construção de territórios e estratégias possíveis", na qual a terapeuta ocupacional Rovana Patrocínio (à dir.) e a assistente social Meyriele de Carvalho Silva também fizeram falas sobre suas atuações na área. A mesa integra a programação do seminário: “A atuação da(o) Psicóloga(o) junto a adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa”. O seminário acontece durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, 5 de setembro, no auditório do IC-IV, no campus de Goiabeiras, na Ufes, em Vitória. Ele faz parte das atividades do CRP-16 em lembrança ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo (27 de agosto) e ao Mês da Psicologia, no qual foram realizados eventos sobre as mais diversas áreas de inserção da Psicologia, visando a discussão da formação e da atuação profissional.

A post shared by CRP-16 (@crp16es) on

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...