Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

II COREP/VIII CNP: Vitória sedia o último encontro

Postado no dia 21 de março de 2013, às 16:19

Próxima etapa é o Congresso Regional da Psicologia, que será realizado nos dias 12 e 13 de abril

Grupo aprovou 12 propostas e elegeu cinco delegadas/os

Grupo aprovou 12 propostas e elegeu cinco delegadas/os

No dia 16 de março de 2013, o CRP-16 realizou o último pré-congresso do III Congresso Regional da Psicologia – III COREP/VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP), em Vitória, na sede do Conselho.Esse foi o segundo encontro realizado na capital (o primeiro foi em 02 de fevereiro) e aprovou 12 propostas e escolheu cinco delegadas/os titulares que irão ao III COREP, previsto para os dias 12 e 13 de abril, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra.

O evento em Vitória foi conduzido pelas conselheiras do CRP-16, Andréa Nascimento e Danielle Merlo.

Participantes


Psicólogas e psicólogos que compareceram ao encontro

As psicólogas Suzana França Fidelis e Lidiane Reis e os psicólogos Tássio Ventorim e Fernando Fiúza saíram como delegadas e delegados, respectivamente, e contaram sobre a expectativa em participar da etapa Regional.

“No COREP espero que consigamos aprovar alguma coisa que discutimos com as necessidades que os psicólogos têm aqui para levar ao encontro nacional (VIII CNP, entre 30 de maio e 2 de junho, em Brasília)”, frisou Lidiane.

O psicólogo Tássio destacou a importância da presença das/os psicólogas/os discutirem a profissão e espera ter mais tempo para debater as propostas no evento em abril.

“Achei as discussões muito interessantes. Entretanto, acho que foi num curto espaço de tempo. Mas vamos poder se aprofundar melhor no COREP. E é fundamental o profissional participar desse momento, porque nenhum profissional se forma sozinho”, pontuou.

O psicólogo Fernando já antevê as propostas saindo do papel – o que só vai acontecer após o VIII CNP.

“Espero que a gente consiga concluir e objetivar as propostas, ideias e diretrizes para gente colocar isso em prática”, avaliou.

Surpresa. A psicóloga Suzana desconhecia o III COREP/VIII CNP, enquanto processo democrático do Sistema Conselhos de Psicologia.

“Me surpreendi com o poder que nós temos. Podemos criar coisas novas. Não ficar apenas esperando de cima para baixo. Não sabia que tínhamos esse espaço. Minha expectativa é positiva, pois não esperava que existisse essa possibilidade”, disse.

Estudantes


Estudantes de Psicologia marcam presença no pré-congresso

As/os estudantes de Psicologia que participarão como delegadas/os do III COREP não terão direito a voto. Porém, poderão acompanhar e participar dos debates para construção das propostas que serão encaminhadas ao VIII CNP.

O estudante da Ufes José Anézio Fernandes ressaltou a importância da participação estudantil num evento do Conselho profissional.

“Quando me dispus a participar foi no sentido de levar um pouco da contribuição do movimento estudantil e trazer algumas coisas desse espaço democrático do Sistema Conselhos e levar para os estudantes que não conhecem”, afirmou.

Para ele, a interação com estudantes de outras faculdades pode trazer melhorias para as próprias instituições.

“O fundamental mesmo é que aqui a gente pode encontrar estudantes de diversas instituições de ensino, pois os 12 cursos do Estado têm características muito diferentes. Mas todos estão passando por perrengues, precarização do ensino. E quando a gente consegue se articular e tem condição de intervir nisso, esse processo congressual é muito importante para gente fazer essa desfragmentação”, analisou.

Embora seja delegado efetivo, Anézio ainda não sabe quem vai representar a Ufes no III COREP.

“Como tem outros estudantes da Ufes eleitos como delegados, vamos nos reunir para decidir quem irá nos representar”, afirmou.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...