Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Confira o manifesto do CRP-16 pela saúde pública gratuita e integral

Postado no dia 27 de setembro de 2011, às 17:08

“Não podemos permitir que sejam enfraquecidas as deliberações das conferências da saúde, e da saúde mental, que transcendem até mesmo o setor saúde!”, diz o documento

Nós, da sociedade civil organizada, viemos a público manifestar consternação quanto as últimas declarações públicas governamentais relacionadas as políticas públicas sobre álcool e outras drogas. Tais manifestações declaram uma total discordância com as deliberações construídas nas últimas conferências nacionais de saúde, principalmente as conferências realizadas na era do SUS.

A sociedade brasileira não pode permitir que toda a construção e debate democrático que ocorrem em conferências nacionais, sejam solapadas por interesse de grupos religiosos que tendem a um retrocesso na orientação da política de saúde segundo os princípios constitucionais, assegurando a todos e a todas, o direito a saúde pública de qualidade.

Não podemos permitir que sejam enfraquecidas as deliberações das conferências da saúde, e da saúde mental, que transcendem até mesmo o setor saúde!

No campo das políticas públicas sobre o álcool e outras drogas é possível pensar cidadania e isso não se faz alienando o sujeito político, coletivo e social. Não há que se pensar cidadania pelo viés da internação compulsoria ou involuntária, procedimento defendido irrefletidamente por grupos diversos. Não é concebível pensar cidadania dentro de um contexto de exclusão e reclusão.

Há que se fortalecer o setor saúde, a educação, a assitência social, o emprego e renda. Já estamos na 14ª Conferência Nacional da Saúde e 4ª Conferencia de Saúde Mental, a manifestação que agora ocorre, a “Primavera da Saúde”, vem exigir que todas e todos possamos ter centros de atenção psicossociais espalhados por todo o território brasileiro e em quantidade suficente para acolher com qualidade a população a qual se destina. Pelo fortalecimento e financiamento público dos Caps Ad, CREAS e pelo fortalecimento do controle social.

Assinam este manifesto:

Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES
Grupo Fênix de Análise em Políticas Públicas UFES
Sindicato dos Psicólogos do Estado do Espírito Santo

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...