Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Confira comunicado sobre resoluções do Contran acerca do título de especialista em Psi. do Trânsito

Postado no dia 18 de novembro de 2011, às 17:24

Prova será realizada dia 04 de dezembro. Inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de novembro

Seguem informações do Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre as Resoluções nº 267 e 283 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acerca do título de especialista em Psicologia do Trânsito.

Informamos que o CRP-16 encontra-se à disposição para dirimir as dúvidas pendentes, por meio da Comissão de Avaliação do Título de Especialista, basta enviar um e-mail para atendimento@crp16.org.br.

O CFP têm recebido diversas solicitações de posicionamento referente às Resoluções Contran 267/08 e 283/08, que determinam que a partir de 2013 todos psicólogos e todas psicólogas que realizarão avaliação psicológica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisarão ter o título de especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo CFP.

Os pedidos são para que o CFP se posicione a favor do direito adquirido dos psicólogos e das psicólogas que hoje atuam como peritos e peritas de trânsito, credenciados e credenciadas pelo Detran, para que continuem a exercer essa função, sem terem título de especialista.

Tendo em vista que a avaliação psicológica é um processo complexo para o qual os psicólogos e as psicólogas precisam estar qualificados e capacitados para a sua realização, acreditamos que a exigência imposta pelas resoluções do Contran são adequadas.

Assim, entendemos que todos psicólogos e todas psicólogas que realizarão avaliações psicológicas para a obtenção da CNH a partir de 2013 precisam ter sim o título de especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo CFP, incluindo os psicólogos e psicólogas que hoje já atuam na área.

Entretanto, a norma foi expedida pelo Contran, portanto a decisão final cabe a esse órgão.

Seguindo nosso posicionamento, o CFP realizará se possível, dois concursos por ano, na especialidade de Psicologia do Trânsito.

O concurso, que está sendo realizado pela Quadrix está em andamento. As provas serão aplicadas em 13 estados, no dia 04 de dezembro de 2011. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro de 2011.

Mais informações nos sites: www.pol.org.br e www.quadrix.org.br.

Andréa dos Santos Nascimento
Presidente do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região – ES

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...