Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

PL 30 horas: audiência pública discute redução da jornada de trabalho para a Psicologia

Postado no dia 5 de julho de 2012, às 15:58

CFP aponta mais qualidade no atendimento à população, caso a carga horária da(o) psicóloga(o) seja reduzida

Categoria na luta pelas 30 horas!

Categoria na luta pelas 30 horas!

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados discutiu na terça-feira (3), o Projeto de Lei nº 3.338/2008, que dispõe sobre a jornada de trabalho das(os) psicólogas(os).

O debate foi proposto pelo relator do PL, deputado Eleuses Paiva (PSD-SP).

Para o conselheiro do CFP, Aluízio Lopes de Brito, que representou o Conselho na audiência, a redução da jornada de trabalho das(os) psicólogas(os) é necessária para a qualidade do trabalho oferecido à população, tendo em vista o desgaste tanto físico quanto mental sofrido pelos psicólogos no cotidiano de seu trabalho na saúde.

O presidente do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, Rogério Giannini, explicou que quando se fala em redução da jornada para 30 horas semanais, o que se defende é que o mesmo psicólogo que chega para trabalhar seja o mesmo do final da jornada de trabalho diária ou semanal.

Fernanda Magano, presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), ressaltou que a população usuária dos serviços oferecidos pelas(os) psicólogas(os) é sensível a essa redução, quando percebe o aumento da qualidade do trabalho oferecido por esses profissionais.

Durante a audiência, o deputado João Ananias (PCdoB-CE), a deputada Érika Kokay (PT-DF), o deputado Chico D´Angelo (PT-RJ) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), manifestaram apoio à redução da jornada de trabalho dos psicólogos para 30 horas semanais.

O representante da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo, Eduardo Perillo, também participou da audiência.

Tramitação
Aprovado na CCSF o PL das 30 horas, substitutivo do PLC 150/2009 do Senado Federal, deve tramitar nas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

O material está sujeito à apreciação conclusiva pelas Comissões. Uma vez aprovado por todas, segue direto para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Fonte: site do CFP (texto e foto)

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...