Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

28 de junho é Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

Postado no dia 27 de junho de 2022, às 17:46

Marsha P. Johnson foi uma mulher trans e ativista americana pela libertação gay e por direitos LGBT+. Johnson foi uma das personalidades proeminentes da Rebelião de Stonewall, em 1969. A celebração do Dia do Orgulho LGBTI+, em 28 de junho, se deve à luta de Marsha P. Johnson, da também ativista trans Sylvia Rivera, e outras pessoas trans e bissexuais, junto de mulheres lésbicas e de homens gays.

Inicialmente, a data foi chamada de Dia do Orgulho Gay, invisibilizando muitas identidades que estiveram na linha de frente da revolta, iniciada em 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, nos EUA. A Revolta de Stonewall durou até 3 de julho daquele ano, representando o evento político mais importante em defesa das pessoas LGBTI+.

Para a Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP-16, é importante enfatizar a importância das travestis e transsexuais em Stonewall em favor de dar mais visibilidade e reconhecimento a quem fez a luta nos anos 1960, bem como às demais identidades que seguem em defesa da diversidade e dos direitos da população LGBTI+ poder exercer o “orgulho de ser LGBTI+”.

28 de junho: Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...