Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Psicólogas(os) do Trânsito propõe alterações em referência do CREPOP

Postado no dia 17 de dezembro de 2013, às 18:44

  Profissionais destacam importância do encontro, realizado no Detran-ES, em Vitória

crepop_transito_capa

Psicólogas(o) que atuam no Detran e em clínicas conveniadas participaram do evento

As psicólogas e o psicólogo que participaram do Encontro de Psicólogas e Psicólogos que atuam em Mobilidade Urbana, Transporte e Trânsito aprovaram duas propostas que serão levadas para âmbito nacional. O evento foi realizado no dia 13 de dezembro, no auditório do Detran-ES, em Vitória.

“O grupo propôs alterar o nome do anexo da referência para: Desafios para profissão da(o) psicóloga(o) e interface com a mobilidade humana. E também o nome da cartilha para: Referências Técnicas para Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Habilitação de Condutores”, revelou a vice-presidente do CRP-16 e conselheira responsável pelo CREPOP, Andréa Nascimento.

Segundo ela, as propostas serão levadas para a discussão nacional em torno do documento. “Essa é uma votação daqui e nós vamos repassá-la para ver se o Brasil (CREPOP do CFP e dos demais Regionais) pensa a mesma coisa”, pontuou.

grupo_crepop_transito

Profissionais aprovam propostas que serão levadas para os CREPOPs do CFP e dos demais Regionais

Grupos
As propostas aprovadas foram deliberadas por todos os participantes, ao final do encontro. Antes disso, eles se dividiram em grupos.

E os grupos discutiram os eixos e um dos anexos da versão preliminar do documento de referências técnicas para atuação profissional na área.

grupos_crepop_transito

Grupos discutem eixos e anexo da referência

Parceria com o Sindpsi-ES
De acordo com a conselheira-responsável pelo CREPOP Andréa Nascimento, muitas questões trazidas pelas psicólogas e pelo psicólogo podem ser discutidas em parceria com o Sindicato das(os) Psicólogas(os) do Espírito Santo (Sindpsi-ES).

“A pareceria entre o Conselho e o Detran é importante, mas também é importante que o sindicato (Sindpsi-ES) participe das discussões, pois são muitas questões trabalhistas trazidas pelos profissionais”, frisou.

Profissionais destacam importância do encontro
Psicólogas e um psicólogo que atuam no Detran-ES e em clínicas de habilitação de condutores conveniadas ao Departamento participaram do encontro, promovido pelo CREPOP/CRP-16, no dia 13 de dezembro.

A psicóloga do Detran Maria Teresa gostaria que houvessem mais encontros como esse

“É muito importante para o pessoal se reunir, trocar ideias e buscar um documento em comum. Acho que tinha que acontecer com mais frequência, pois tende a contribuir em muito para os profissionais da área”, disse.

Coordenador do setor de Medicina e Psicologia do Detran, o psicólogo Felipe Goggi, concorda com a colega Teresa.

“Vejo que precisa ser feito com mais frequência também. E o que foi feito hoje (sexta, 13), eu avalio de forma positiva essa parceria (do CRP-16) com o Detran. E os psicólogos acabam sendo os mais beneficiados com essa contribuição, que dá a cientificidade para profissional que está trabalhando ter um conforto e ter uma atuação de fato regulamentada pelo Conselho de Psicologia”, avaliou Goggi.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...