Programação confirmada para oficina de enfrentamento às situações de emergências e desastres
Evento já conta com mais de 100 inscritos e participantes estão convidados a doarem água mineral e alimentos não perecíveis para população atingida pela lama da Samarco
Está fechada a programação da Oficina Regional “Psicologia em Foco Especial: O enfrentamento às situações de emergências e desastres”, que será realizada no dia 29 de janeiro (sexta-feira), a partir das 8h30, no Teatro da Faculdade Pitágoras, em Linhares, Norte do Estado.
Confira a programação completa.
O credenciamento será realizado às 8h30. Às 9h15 a mesa de abertura vai contar com uma apresentação e discussão do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Espírito Santo (PEPDEC) com a participação do major do Corpo de Bombeiros Militar Emerson Antônio Rocha Pazeto. A moderação será da conselheira Rebecca Fagundes e Costa.
Às 10 horas será realizada uma mesa redonda sobre a Rede de Atenção e Cuidados Psicológicos em Casos de Emergências e Desastres com relatos e intervenções. Participarão as psicólogas Gabriela Medeiros Simmer, com experiência no atendimento após a explosão do navio-plataforma de gás e petróleo no norte do Estado, e Maria Gorete Fraga, assistente social que coordena o serviço de emergências e desastres da Prefeitura de Vila Velha.
Além disso, a psicóloga Rebata Soares Loiola, que tem experiência no atendimento às famílias afetadas pelas enchentes em Itarana e Itaguaçu, também vai participar. A moderação será da psicóloga Luciana Oliveira Melgaço.
À tarde, a partir das 13 horas, a psicóloga integrante do Grupo de Trabalho de Emergências e Desastres do CRP-04, de Minas Gerais, Lílian Cecília Garate Castegnet ministrará a oficina “Recursos Psicossociais para o Atendimento em Emergências e Desastres”. A conselheira do CRP-16 Andrea dos Santos Nascimento fará a moderação.
Mobilização
O evento integra a mobilização do Conselho, iniciada em novembro de 2015 pela Comissão de Direitos Humanos e que foi abraçada por todo o Plenário, para subsidiar profissionais de Psicologia a prestarem atendimento psicossocial em emergências e desastres à parcela da população capixaba prejudicada pela lama originada do rompimento das barragens de rejeitos de minério da Samarco, em Mariana, Minas Gerais.
A atividade é promovida pelo CRP-16, Crepop-ES e em parceria com o CRP-04(MG). Conta com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e da Defesa Civil do Estado.
Além disso, a oficina será mais um evento preparatório do CRP-16 (na temática de Emergências e Desastres) ao IV Congresso Regional de Psicologia (Corep/ES), previsto para os dias 29 e 30 de abril.
Público-alvo e inscrições
A Oficina Regional “Psicologia em Foco Especial: O enfrentamento às situações de emergências e desastres” é destinada a profissionais das mais diversas áreas de atuação e a estudantes de Psicologia que estejam cursando entre 8º e 10º períodos nas instituições superiores de ensino no Estado. Trabalhadores voluntários da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar também podem participar.
É necessário se inscrever antecipadamente. Faça aqui a sua inscrição online!