Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Seminário Regional de Psicologia: Saúde e Visibilidade Trans é nesta quarta, 31

Postado no dia 25 de janeiro de 2018, às 18:26

Durante o evento será divulgada a nova resolução do Conselho Federal de Psicologia, que será publicada nas próximas semanas, e norteará o atendimento psicológico à população trans

site

 

O Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16) realiza na próxima quarta-feira, 31, das 14 às 18 horas, o Seminário Regional de Psicologia: Saúde e Visibilidade Trans. O evento será realizado no auditório Rosa Maria de Paranhos (conhecido como Elefante Branco, próximo à agência da Caixa), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Maruípe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventos@crp16.org.br informando CPF e endereço de e-mail.

O objetivo do encontro é promover orientações éticas e técnicas para as/os profissionais da psicologia e o público em geral que se interesse pelo tema, em especial trabalhadores e usuárias/os dos serviços de saúde em que há atuação de psicólogas/os e atendimento em saúde referente às demandas da população trans.

O Seminário acontece na semana em que é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro) e durante a sua realização serão divulgadas as normativas pertinentes ao atendimento psicológico a esta população a partir de uma nova resolução do Conselho Federal de Psicologia que será publicada nas próximas semanas.

Os participantes também terão acesso a um panorama histórico e da conjuntura nas políticas públicas de saúde que objetivam garantir o atendimento integral a este público.

Confira a programação
14 horas – Palestra de Abertura com a Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-16: Referências para a atuação profissional em Psicologia no atendimento à população trans

15 horas – Mesa Redonda Saúde e Visibilidade Trans. Mediadora: Maria Carolina F. B. Roseiro (psicóloga e conselheira vice-presidenta do CRP-16). Debatedores: Marco José de Oliveira Duarte (professor doutor da Universidade Federal de Juiz de Fora na área de gênero, sexualidade, saúde e direitos humanos); Dalcira Ferrão (psicóloga e conselheira presidenta do CRP-04, de Minas Gerais); Natália Becher (graduada em Medicina pela Ufes e mulher trans ativista); e Júlia Santigliani Pires (graduada em Psicologia pela UVV, mulher trans ativista e coordenadora do Empoderades)

18 horas – Encerramento

Veja aqui outras atividades em lembrança ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. 

Confira mais sobre as/os convidadas/os que falarão no Seminário do CRP-16

Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro – mediadora
Psicóloga, graduada pela Ufes, mestre em Psicologia Institucional; conselheira vice-presidenta do CRP-16 e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, integrante do GT Políticas Feministas e LGBT no mesmo Conselho e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades – NEPS/Ufes.

Dalcira Ferrão
Psicóloga, especialista em Administração Pública com enfoque em Gestão Social; conselheira-presidenta do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-04); integrante da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-04; e militante LGBT.

Marco José de Oliveira Duarte
Assistente Social, Psicólogo, Sanitarista. Especialista em Saúde Coletiva, mestre e doutor em Serviço Social e pós-doutor em Políticas Sociais. Professor adjunto da Uerj (1987-2017) e Colaborador do PPGSS. Atualmente é professor adjunto da UFJF, na área de Gênero, Sexualidade, Saúde e Direitos Humanos. Pesquisador do NEPS/CNPq e do PROAFRO/CNPq, Tutor do PET-Saúde e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental (Convênio UERJ/SES-RJ).

Natália Ilza Becher
Graduada em Medicina pela Ufes, mulher trans cidadã, ativista feminista e pela população LGBT, participa de conselhos, coletivos e fóruns direcionados às pautas dos direitos LGBT e de mulheres, entre outros.

Júlia Santigliani Pires
Graduada em Psicologia pela UVV, coordenadora do Empoderades, feminista, mulher e cidadã.

Serviço
Evento: Seminário Regional de Psicologia: Saúde e Visibilidade Trans
Quando: 31 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 14 às 18 horas
Onde: Auditório Rosa Maria de Paranhos (conhecido como Elefante Branco, próximo à agencia da Caixa), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Maruípe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória
Vagas Limitadas: inscrições pelo e-mail eventos@crp16.org.br informando CPF e endereço de e-mail
Realização: Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16)
Mais informações: 27 3324-2806

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...