Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Encontro discutirá o acolhimento de crianças e adolescentes no ES

Postado no dia 24 de novembro de 2009, às 16:59

Inscrições começam nesta quarta-feira (25). Evento será no dia 04 de dezembro na PMV

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenção com Crianças e Adolescentes (NECRIAD) da Ufes promove o I Encontro de Formação sobre Intervenção com Crianças e Adolescentes. O evento vai debater fundamentos teóricos do desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes junto a profissionais de instituições de acolhimento para crianças e adolescentes (abrigos) do Espírito Santo.

O encontro será no dia 04 de dezembro, no auditório Zemar Moreira Limada da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), a partir das 08h.  O tema central é: trabalhadores de instituições de acolhimento para crianças e adolescentes do ES.

Os objetivos do evento são: discutir os fundamentos teóricos acerca do desenvolvimento humano e contextos envolvidos; refletir sobre a promoção e implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente e o bem-estar da criança e adolescente; e oportunizar o encontro de trabalhadores da área da infância e juventude em situações de acolhimento institucional.

Inscrições

Trabalhadores de abrigos até o dia 25 de novembro pelo email eventonecriad@gmail.com.

Trabalhadores de abrigos e demais profissionais a partir do dia 26 de novembro pelo mesmo endereço eletrônico.

No email deve constar: nome completo, identidade, instituição e profissão. Vagas limitadas!

Público alvo

O evento é voltado para profissionais atuantes em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes (abrigos) do Espírito Santo: educadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e demais servidores.

Entidades governamentais não governamentais de atendimento à criança e ao adolescente, bem como entidades de apoio à pesquisa. Além de estudantes de Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Educação Física, Direito, Pedagogia e áreas afins.

Programação 

MANHÃ
8h – Credenciamento

8h30 – 9h – Abertura do Encontro – Profª Drª Célia Regina Rangel – Apresentação do Programa NECRIAD – Ufes/DPSD.

9h-12h – Mesa redonda:
Aspectos envolvidos no desenvolvimento psicológico de crianças e adolescente em situação de acolhimento institucional. Profª Drª Edinete Maria Rosa – Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: Uma chave para a compreensão do desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade – Ufes/DPSD.

Carolina Brito – Os contextos e os processos de desenvolvimento – Mestranda em Psicologia Ufes.

Danielly Bart – As características pessoais e o tempo como promotores de desenvolvimento – Mestranda em Psicologia Ufes.

12h – Almoço.

TARDE
14h-16h – PALESTRA: Profª Drª Silvia Helena Koller – Pesquisa e Intervenção com Populações em Situação de Vulnerabilidade – UFRGS.

16h – Coffe-break.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...