Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Conheça as etapas do Congresso Nacional da Psicologia

Postado no dia 1 de novembro de 2013, às 15:00

Entenda como funciona o CNP


O Congresso Nacional da Psicologia (CNP) é um evento que ocorre a cada três anos e representa a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Em 2013, será realizada a 8ª edição do CNP.

O Congresso é um espaço de discussão sobre os caminhos que a profissão deve seguir e as ações dos Conselhos de Psicologia para essa construção, constituindo-se, portanto, em um amplo processo democrático, onde são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o próximo triênio – 2013-2016.

O VIII CNP tem como tema:
“Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos” e esse tema foi dividido em rês eixos, a saber:

1 – Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria;
2 – Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho;
3 – Ampliação da Participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas.


ENTENDENDO AS ETAPAS DO CNP

Eventos preparatórios:
 são realizados em diversas localidades e têm a tarefa de suscitar debates e levantar questões. Não são obrigatórios.

Pré-congressos: são instâncias que apreciam e aprovam as propostas do Regional. São obrigatórios. No ES serão realizados pré-congressos nas regiões Norte, Sul e Metropolitana do estado do Espírito Santo. Nesta instância são eleitos os delegados e as delegadas para o III Congresso Regional da Psicologia.

Congresso Regional (COREP): É realizado em cada Conselho Regional. O CRP-ES vai realizar o seu III COREP que será composto por delegados eleitos nos pré-congressos referidos acima. No COREP são apreciadas todas as propostas produzidas em todo o país e eleito(a)s os delegados e delgadas para compor o VIII Congresso Nacional.

Congresso Nacional: é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia. Participam os delegados e delgadas nacionais eleitos nos COREPs. O Congresso Nacional é realizado em Brasília – DF, normalmente nos meses de maio ou junho.

Estudantes

Estudantes de Psicologia também podem participar dos pré-congressos do III COREP. Basta se inscrever no evento mais próximo de sua faculdade e contribuir com as discussões.

Além disso, os estudantes poderão representar suas instituições de ensino no III COREP. De cada pré-congresso poderá ser eleita/o uma/um estudante, que representará a sua respectiva instituição.

As/os estudantes representantes das instituições terão direito à voz no COREP, mas não terão direito a voto. E a escolha da/o representante estudantil deve ser feita entre as/os próprios estudantes. E o mesmo vai ocorrer ao final do III COREP, quando o grupo de estudantes definirá quem será o representante capixaba no CNP.

Entenda a participação estudantil. Quem estuda na Ufes só poderá participar dos pré-congressos de Vitória.

Da mesma forma que quem estuda na Faculdade de Nova Venécia deverá participar do encontro em São Mateus. Quem estuda em Alegre, deverá participar do pré-congresso em Cachoeiro.

Se um estudante de Vila Velha participar do COREP de Guarapari, ele não poderá ser escolhido como delegado.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...