Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Interrupção temporária anuidade (doença)

A(O) profissional poderá solicitar interrupção temporária no pagamento da anuidade por motivo de doença devidamente comprovada, que impeça o exercício da profissão, por prazo superior a 30 (trinta) dias de licença de saúde, proporcional ao tempo em que a psicóloga(o) estiver em tratamento, com requerimento limitado a 12 meses a partir da alta médica, conforme Resolução CFP nº 8/2023.

O requerimento deverá ser apresentado durante o ano em que se deu o impedimento e valerá para esse ano e para o período subsequente em que persistir o impedimento.

Cessado o motivo que impedia o exercício da profissão, durante a vigência do prazo concedido, o beneficiário da interrupção de pagamento de anuidade deverá regularizar a sua situação no Conselho Regional de Psicologia, para reiniciar as suas atividades mediante comunicação e pagamento da anuidade. A suspensão de pagamento de anuidade será proporcional e corresponderá ao período do impedimento para o exercício profissional.

O pedido realizado “a posteriori” poderá ser deferido desde que a psicóloga comprove o afastamento por doença, comprove ou declare que não exerceu a profissão no período e responsabilize-se por eventuais custos administrativos e/ou judiciais de cobrança.

Como solicitar minha interrupção temporária?

Acesse o requerimento de Solicitação de Interrupção Temporária de pagamento de anuidade por doença, neste link: acessar requerimento.

Os seguintes documentos devem ser digitalizados e anexados em formato PDF: 

I – Atestado de profissional de saúde com o período de afastamento e/ou data de início e término do afastamento, comprovando a impossibilidade de exercer as atividades profissionais.

II – Comprovação ou declaração do não exercício profissional no período.

Obs. 1: O setor de Registro confirmará a documentação e caso haja pendência realizará contato por e-mail.

Obs. 2: Estando a documentação correta ocorrerá a abertura do Processo Administrativo de Solicitação de Interrupção Temporária de pagamento de anuidade por motivo de doença, o qual será analisado e a solicitação aprovada em reunião de Diretoria e/ou Plenária.

Obs. 3: O prazo para conclusão do Processo é de 60 dias úteis.

Dúvidas entre em contato com o Setor de Registro/Atendimento: atendimento@crp16.org.br

...