Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Seminário de Psicologia e Políticas Públicas discute questionamentos e angústia dos profissionais

Postado no dia 25 de outubro de 2010, às 18:09

Evento revela inserção dos psicólogos nas políticas públicas. Seminário foi transmitido pela web

Imagem vazia padrão Psicólogas (os) compareceram ao auditório do Senac, em Vitória

Imagem vazia padrão Psicólogas (os) compareceram ao auditório do Senac, em Vitória

A sexta-feira, 22 de outubro, foi um dia especial para Psicologia capixaba. O Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas, realizado no auditório do Senac em Vitória, representou o início das atividades do III Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16). E mais que isso!

O evento, promovido pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), marcou a primeira transmissão online feita exclusivamente pelo Conselho. E reiterou a importância da profissão na sociedade e a sua inserção nas políticas públicas, tendo a presença do titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-ES), secretário Anselmo Tozi, na sua mesa de abertura.

“A presença do secretário aqui hoje é reconhecimento profissional do espaço alcançado pelos psicólogos nas políticas públicas”, disse um dos idealizadores do Crepop e palestrante do seminário, Marcus Vinícius de Oliveira Silva.

Secretário no seminário: reconhecimento

Secretário no seminário: reconhecimento

Continuidade

A discussão do espaço da Psicologia nas políticas públicas foi uma ação iniciada pela gestão anterior do CRP-16. Por isso, a presidente do Conselho, Andréa dos Santos Nascimento (à dir. do secretário na foto), durante a abertura do Seminário, fez questão de lembrar. “O III Plenário dará continuidade ao trabalho feito com políticas públicas pelo CRP-16”, disse a presidente.

Ela explicou o funcionamento do Crepop, sua importância, e as discussões sobre os “caminhos e descaminhos” das políticas públicas. “O Crepop realizou o georreferenciamento dos locais em que atuam os psicólogos voltados para diversos campos políticas públicas”, destacou Andréa, mostrando o empenho do Conselho.

“Estamos empenhados em analisar a Psicologia inserida nas políticas públicas capixaba. Esse projeto é nosso”, frisou.

A vice-presidente Janaína Ferreira Pereira (à esq. do secretário na foto) acrescentou a contribuição do evento para profissão. “Um dia de seminário não esgota nossas angústias e questionamentos, mas pode contribuir muito com o nosso trabalho”, disse Janaína, explicando a elaboração da programação do seminário.

“Nós percebemos umas questões que a gente quer discutir políticas públicas de maneira transversal, para aproximar os psicólogos que atuam nas mais diversas políticas”, disse a vice-presidente.

Demanda da categoria
Janaína revelou também como surgiu a iniciativa do Conselho em transmitir o Seminário Regional de Políticas Públicas via internet.

“Foi uma demanda da categoria. E com isso o seminário chega aos psicólogos que não podem estar aqui hoje, como é o caso dos que moram no interior do Estado”, lembrou.

O Seminário foi filmado e transmitido ao vivo via internet pelo site do Conselho

O Seminário foi filmado e transmitido ao vivo via internet pelo site do Conselho

A transmissão online foi além das divisas capixabas. Durante as palestras, a presidente Andréa dos Santos Nascimento informou que internautas de outros estados, como Pernambuco e Rio Grande do Norte, acompanharam o debate.

“O CRP-16 está de parabéns por essa iniciativa que leva o seminário para além dos muros do nosso Estado”, comemorou a presidente.

Além de acompanhar as discussões, quem assistia ao seminário via internet podia enviar perguntas aos palestrantes por email.

Desospitalização
O secretário da Sesa-ES, Anselmo Tozi, destacou a parceria dos psicólogos com os trabalhos da Secretaria de Saúde e citou a mudança promovida pelo Governo do Estado no antigo Hospital Adauto Botelho, atual Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac).

“As mudanças estão acontecendo. A urgência em saúde mental do São Lucas foi para o Adauto Botelho que hoje se chama Hospital Estadual de Atenção Clínica”, informou Tozi.

Essa política apresentada, que segundo o secretário alterou o funcionamento do Adauto Botelho, foi lembrada na palestra do psicólogo e professor da PUC-SP, Odair Furtado.

“O secretário é o representante das políticas públicas. E ele apontou a direção da desospitalização, que é tirar o foco do hospital no tratamento da saúde mental”, analisou Furtado.

Confira aqui mais informações sobre as palestras transmitidas online.

Presencial

Conversando sobre: momento de interação

Conversando sobre: momento de interação

O Seminário Regional de Políticas Públicas não foi apenas transmitido online. Os participantes presenciais promoveram bons debates após as palestras.

Além disso, eles tiveram cinco oportunidades de discutir temas específicos nos “Conversando Sobre”. Nesses espaços foram debatidos os temas Álcool e Drogas; Violação de Direitos; Práticas Psicossociais; Transtorno Mental Grave e Adolescência e Violência.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Serviço Social da 17ª Região/ES (Cress-17), Juliana Iglesias Melim, foi a mediadora do conversado sobre Violação dos Direitos.

Segundo ela, o grupo levantou propostas de ações, que devem aproximar a Psicologia e o Serviço Social.

“Fizemos a análise de conjuntura do processo eleitoral, dessa onda conservadora que aí está. E destacamos questões que vão exigir ações políticas dos dois conselhos nas lutas contra a violação dos direitos”, contou a assistente social.

Juliana destacou a importância do momento.

“Foi uma oportunidade de compartilhar com as pessoas que não são do Cress, mas que pensam de maneira próxima ao Serviço Social. E isso fortalece a relação entre os dois conselhos de profissão”, analisou.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...