Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Carregando Eventos

« All Eventos

  • Este evento já passou.

Atendimento e Escuta Judicial de Crianças e Adolescentes

23 de outubro de 2015 de 08:00 às 17:00

Com participação do CRP-16, Fasp discute atendimento e escuta judicial de crianças e adolescentes no Sistema de Justiça 

Seminário do Fórum de Assistentes e de Psicólogas(os) do Poder Judiciário será no dia 23 de outubro (sexta-feira), no Salão Pleno do TJES. Participe!

O Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogas(os) do Poder Judiciário (Fasp) realiza o seminário “Atendimento e Escuta Judicial de Crianças e Adolescentes no Sistema de Justiça: proteção e garantia de direitos”. O evento será no dia 23 de outubro, sexta-feira, a partir das 08 horas, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

O CRP-16 estará presente na mesa de abertura do seminário. A entrada é franca. Haverá credenciamento das/os participantes a partir das 08 horas. As/os credenciadas/os receberão certificado de participação.

Confira abaixo a programação e participe!

Programação do Seminário do Fasp

8h – Credenciamento

8h30 – Mesa de abertura: Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário (FASP), Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16) e Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo (CRESS-17).

9h – Mesa: Construção de possibilidades de atendimento e escuta respeitosa e protetiva no sistema de Justiça: a importância do trabalho articulado da rede de proteção.

Murillo José Digiácomo (MP- PR): Promotor de Justiça no Estado do Paraná, atuando junto ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente. Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa.

10h – Mesa: O atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual na perspectiva da proteção integral e da prioridade absoluta.

Lígia Maria Vezarro Caravieri (Centro Regional de Atenção aos Maus-Tratos na Infância – SP): Especialista em Psicologia Clínica. Especialista em Violência Doméstica pelo Laboratório da Criança do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Coordenadora Técnica do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI) do ABCD.

11h – Debate

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Mesa: Problematizações sobre o depoimento especial: suas implicações e aspectos jurídicos e éticos.

Alexandre Morais da Rosa (TJ-SC): Juiz de Direito (SC). Doutor em Direito (UFPR), com estágio de pós-doutoramento em Direito (Faculdade de Direito de Coimbra e UNISINOS). Mestre em Direito (UFSC). Professor Adjunto de Processo Penal e do CPGD (mestrado) da UFSC. Coordena o Grupo de Pesquisa Judiciário do Futuro (cnpq).

14h30 – Mesa: Competências e autonomia profissional na escuta de crianças e adolescentes: o profissional como intérprete e as implicações ético-políticas.

Juliana Iglesias Melin (Conselho Federal de Serviço Social): Assistente Social. Mestrado em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora assistente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Conselheira membro do Conselho Fiscal do CFESS na atual gestão (2014/2017).

Josiane Gomes Soares (Conselho Federal de Psicologia): Psicóloga. Especialista em Psicanálise e Direito pelo Unicentro Newton Paiva. Atualmente, realiza formação em Psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise, é psicóloga clínica, responde pela Gerência de Mobilização Institucional na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial de BH desde abril/2011, além de integrar o quadro de professores auxiliares da Academia da Polícia Militar MG. Representa o Conselho Federal de Psicologia no CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

15h30 – Debate.

17h – Encerramento.

Detalhes

Data:
23 de outubro de 2015
Hora:
08:00 - 17:00
Evento Categoria:

Local

TJES
...