Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Comissão de Psicologia do Trânsito (CPT)

A Comissão de Psicologia do Trânsito (CPT) do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região – Espírito Santo (CRP-16) atua como um importante equipamento institucional voltado para a qualificação ética e técnica da categoria profissional e para a promoção de um trânsito mais seguro e humanizado no Estado do Espírito Santo. Pautada na defesa da cidadania e dos Direitos Humanos, a Comissão busca estabelecer uma ponte de interlocução contínua entre a autarquia, as(os) profissionais que atuam na área e o órgão estadual de trânsito.

A atuação da CPT fundamenta-se nas normativas do Sistema Conselhos de Psicologia, no Código de Ética Profissional da Psicologia (CEPP) e na legislação correlata ao trânsito e à mobilidade.

Objetivos e Eixos de Atuação

O propósito central da Comissão é promover, analisar e debater temas que transversalizam o trânsito, articulando as dimensões de segurança, educação e saúde mental no território capixaba. Para organizar suas ações, a CPT foca em objetivos estratégicos:

Dinâmica de Trabalho e Metodologia

A CPT realiza reuniões ordinárias mensais em ambiente virtual (às segundas-feiras, das 09h00 às 10h30) para debater pautas prioritárias, avaliar demandas e subsidiar as decisões do Plenário da autarquia.

A Comissão prevê a difusão de informações atualizadas sobre a área, o acompanhamento de pautas relativas ao trânsito e mobilidade, o planejamento de eventos temáticos e atividades de capacitação focados no bem-estar psicossocial dos atores do trânsito.

Composição:

Conselheira Presidente: Isabele Santos Eleoterio
Conselheira: Karina Sousa Coelho
Conselheira: Licia Binda Zamprogno
Psicóloga Colaboradora: Adriana Cypreste dos Santos
Psicóloga Colaboradora: Ana Carla Silva Xavier (Representante Suplente do CRP-16 no CETRAN-ES)
Psicóloga Colaboradora: Christina Franklin de Paula Tessarolo
Psicóloga Colaboradora: Rosiana Binda (Representante Titular do CRP-16 no CETRAN-ES)

...