Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 realiza a primeira sessão de mediação de conflitos

Postado no dia 1 de novembro de 2024, às 22:59

CAM-SOL traz mais agilidade e diálogo ao mediar processos éticos que chegam ao Conselho

A Câmara de Solução Consensual de Conflitos (CAM-SOL) do CRP-16 realizou a sua primeira sessão de mediação no dia 25 de outubro, na sede do Conselho, em Vitória.

A CAM-SOL traz mais agilidade a demandas de processos disciplinares éticos que chegam ao CRP-16, além de facilitar o diálogo para solucionar tais situações.

No âmbito da Comissão de Orientação é Ética (COE) do Conselho, a Câmara exerce o seu trabalho com a colaboração de mediadoras independentes.

“É com muita satisfação que comunicamos à categoria a realização da primeira sessão de mediação em processo disciplinar ético, considerada um marco importante para essa mudança de paradigma, dando mais celeridade nas respostas às demandas que chegam ao Conselho”, pontua a presidenta da COE, Julia Carvalho dos Santos.

Julia explica que a CAM-SOL contribui para reduzir a lógica punitiva do Conselho, que é uma política da atual gestão do VII Plenário.

“Na COE, já trabalhamos com essa perspectiva. Com a CAM-SOL, nossa gestão reforça esse viés, permitindo que as partes (de um determinado processo ético) construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito, com mais diálogo e sem a lógica punitivista”, argumenta.

Agradecimentos
As psicólogas técnicas da COE, Manuelle Toscano Ribeiro Bastianello e Maria Teresa Ruas Nogueira Pizetto, que é a coordenadora técnica, fizeram o apoio técnico da primeira sessão da CAM-SOL.

As mediadoras que conduziram os trabalhos da primeira sessão foram Caroline Koehler Lopes Pascale e Kenya Freitas Dalvi.

“Temos nove mediadoras em nossa CAM-SOL. A Caroline e a Kenya estiveram à frente da primeira sessão, trazendo muita experiência na mediação em contextos judiciais e extra judiciais”, destaca a coordenadora técnica da COE.

Maria Teresa faz questão de agradecer ao trabalho prestado voluntariamente das mediadoras.

“Elas são colaboradas voluntárias e promoveram um trabalho extremamente qualificado”, frisa a psicóloga técnica e coordenadora da COE.

A CAM-SOL
A Comissão de Ética conta com a sua câmara de mediação como possibilidade de resolução de conflito para algumas denúncias formalizadas junto ao CRP-16.

No âmbito da COE, foi implementada a Câmara de Solução Consensual de Conflitos (CAM-SOL), regulamentada pela Resolução CRP-16 nº 002/2017.

A CAM-SOL possui, atualmente, nove mediadores independentes como colaboradores voluntários. Eles foram selecionados em processo seletivo realizado pelo Conselho neste ano.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...