Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

12º CNP/ 7º Corepsi: eventos preparatórios dão início à principal instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia

Postado no dia 2 de julho de 2024, às 14:50

O CRP-16 inicia as atividades do 12º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) e do 7º Congresso Regional da Psicologia do Espírito Santo (Corepsi-ES). Elas começam mais especificamente com os eventos preparatórios, que terão início no dia 11 de julho.

O 7º Corepsi-ES terá como tema: “Psicologia e Democracia: A Pluriversalidade do nosso fazer. Por uma psicologia pluriversa e inclusiva!” (o temário é o mesmo do 12º CNP).

São Eixos do 7º Corepsi-ES:

I – Eixo 01 – Sistema Conselhos de Psicologia: A organização democrática e a participação da categoria na consolidação de um Sistema pluriverso e representativo;
II – Eixo 02 – Interlocução com a sociedade: Articulações das Psicologias brasileiras para a efetivação do Estado Democrático de Direito na perspectiva da interseccionalidade, considerando as vulnerabilidades a partir dos diferentes marcadores sociais, tais como: questões étnico-raciais, socioeconômicas, culturais, geracionais, sexualidade e gênero e das pessoas com deficiência;
III – Eixo 03 – Exercício Profissional: O trabalho das psicologias na consolidação da democracia com responsabilidade ética, técnica e política, a partir de uma perspectiva pluriversa.

Objetivos
O 7º Corepsi/ES visa promover a organização e a mobilização das psicólogas do Espírito Santo, possibilitando a definição da contribuição do CRP-16 ao Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

O Corepsi/ES vai apontar políticas regionais e ajudar a definir as nacionais referentes ao tema do 12º CNP a serem implementadas e/ou reguladas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, de setembro de 2025 a setembro de 2028 para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e de janeiro de 2026 a dezembro de 2028 para o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Para tanto, o Corepsi-ES deve garantir a participação direta das psicólogas no processo de deliberação acerca das ações a serem desenvolvidas pelo CRP-16 e pelo Sistema Conselhos de Psicologia, favorecendo e valorizando o protagonismo e a auto-organização da categoria em relação às etapas que precedem o Congresso Nacional de Psicologia (CNP) e o Congresso Regional de Psicologia Integrado (Corepsi).

Eleições. Além disso, no espaço será feita a apresentação das chapas homologadas que concorrerão ao mandato do CRP-16, na gestão 2025 a 2028.

 

Estrutura da organização e participação democrática
O 12º CNP que será realizado de 3 a 6 de junho de 2025 em Brasília é a etapa final do processo democrático para definição das políticas que vão nortear os trabalhos do Sistema Conselhos de Psicologia nos próximos anos. Mas a estrutura organizacional desse processo tem início com as ações de mobilização.

Ações de mobilização
As ações de mobilização devem ser realizadas até o dia 31 de agosto de 2024. Elas podem ser temáticas. Podem participar psicólogas e estudantes, mas não podem ser eleitas representantes para as próximas etapas. Contudo, elas podem levantar propostas que serão encaminhadas, posteriormente, pelo CRP-16 ao E-CNP (formulário eletrônico do CNP) e serem trabalhadas nos Pré-Corepsi.

São etapas das ações de mobilização:

I – Eventos preparatórios: são ações de mobilização propostas pelo CRP, com temas pré-definidos e podem contar com convidadas para desenvolver os temas;
II – Eventos livres: são ações de mobilização propostas pela categoria, de forma autônoma
e podem ser organizadas por psicólogas ou coletivos da psicologia.

Nota sobre o E-CNP: Além dos eventos livres, quaisquer psicólogas poderão encaminhar propostas ao E-CNP, assim que ele estiver disponibilizado no site do CRP-16.  

Pré-Corepsi
Os Pré-Corepsi vão apreciar e sistematizar propostas produzidas nas ações de mobilização e produzir novas propostas, a serem encaminhadas ao 7º Corepsi-ES.

Eles não podem ser temáticos e  devem ser realizados de 02 de setembro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025 para:

I – Elaboração e aprovação das propostas locais e nacionais sobre o temário previsto para o 12° CNP, atendendo ao critério de obtenção de pelo menos 40% dos votos das psicólogas presentes no Pré-Corepsi respectivo;

II – Eleição de representantes para o 7º Corepsi-ES.

Podem participar dos Pré-Corepsi psicólogas e estudantes de Psicologia.

Inscrições online.  A inscrição para os Pré-Corepsi serão presenciais e se dará online e no credenciamento do evento. Os PRÉ-COREPSI online terão inscrição apenas online, encerradas inscrições no dia anterior ao Pré-Corepsi.

Nos Pré-Corepsi são eleitas as psicólogas e estudantes que serão as delegadas nos 7º Corepsi-ES. As propostas são processadas no E-CNP simultaneamente (durante o evento).

7º Corepsi-ES
 O 7º Congresso Regional de Psicologia do ES vai apreciar, sistematizar, aprovar as propostas advindas dos Pré-Corepsi, que irão para a etapa nacional do 12º CNP.

A realização do 7º Corepsi-ES será do dia 21 a 23 de março de 2025. A abertura do Corepsi-ES será unificada, transmitida ao vivo pelo CFP das 20 às 22 horas.

O 7º Corepsi terá o seguinte objetivo:

I – Aprovação de propostas nacionais a serem encaminhadas via E-CNP para a COMORG (Comissão Organizadora) Nacional para sistematização;
II – Produção de relatórios do 7º Corepsi-ES, contendo as propostas regionais e as propostas nacionais que serão enviadas à COMORG Nacional via E-CNP para sistematização;
III – Eleição de delegadas e suplentes para a etapa nacional do 12º CNP;
IV – Deliberações finais sobre proposições de âmbito regional;

É preciso estar com suas obrigações legais e financeiras junto ao CRP-16 em dia para participar plenamente (com direito a voz, voto e a candidatar-se) de todo o processo relativo ao CNP.

Documentos
Regulamento do 7º Corepsi-ES 
Regulamento do 12º CNP. 

Hotsite do 12º CNP
Clique aqui para acessar. 

 

 

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...