Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 promove “Lançamento das notas técnicas e resoluções para o atendimento à pessoa surda e às pessoas com deficiência” no dia 27 de junho

Postado no dia 17 de junho de 2025, às 16:16

Evento será a partir das 13h30, na Assembleia Legislativa em Vitória com transmissão ao vivo pelo YouTube do CRP-16. Inscreva-se e participe!

O CRP-16 convida a categoria para participar do evento de Lançamento de Documentos Orientativos para a Atuação Profissional junto a Pessoas com Deficiência.

Será na sexta-feira, 27 de junho, das 13h30 às 17 horas, no Auditório Augusto Ruschi, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória. A atividade é promovida pelo Conselho por meio da sua Comissão Psicologia e Pessoas com Deficiência. 

Inscreva-se e participe. Clique neste link para realizar a sua inscrição por meio deste formulário online.

O CRP-16 vai emitir certificado de participação para quem se inscrever e participar presencialmente da atividade.

O encontro será transmitido ao vivo pelo YouTube do Conselho. Não haverá certificado para quem assistir online.

Objetivo

O evento abordará a temática do atendimento à pessoa surda e às pessoas com deficiência na perspectiva de Direitos Humanos, questões éticas, a importância da discussão da temática e do enfrentamento ao capacitismo nos diversos campos de atuação. Destaca-se que serão abordadas as resoluções do Conselho Federal de Psicologia Nº 7/2025 e Nº 09/2025 e as Notas Técnicas CFP Nº 9/2025 e 12/2025.

A Resolução CFP Nº 07/2025 estabelece princípios e deveres para a atuação de psicólogas e psicólogos junto às pessoas com deficiência, com base no modelo social da deficiência, vedando práticas discriminatórias e reforçando o respeito à autonomia, ao protagonismo e à diversidade. A normativa também orienta que profissionais evitem reforçar concepções assistencialistas e assegurem acolhimento e escuta qualificada em todos os contextos de atendimento.

A Nota Técnica CFP Nº 12/2025 propõe diretrizes para uma atuação que considere o modelo social da deficiência, reconheça barreiras e desigualdades estruturais e respeite a diversidade de experiências, abordando aspectos como acessibilidade, uso de tecnologias, avaliação psicológica, práticas éticas e atuação interdisciplinar, com base em legislações nacionais e convenções internacionais.

Já a Resolução CFP nº 9/2025 estabelece diretrizes para a prestação de serviços psicológicos às pessoas surdas, reconhecendo a pluriversidade identitária, linguística e cultural da comunidade surda e definindo parâmetros para que a atuação de psicólogas e psicólogos esteja alinhada à acessibilidade e à promoção da equidade no cuidado em saúde mental.

A Nota Técnica CFP Nº 9/2025 complementa a Resolução CFP Nº 09/2025 ao destacar a importância de considerar a pluriversidade, a interseccionalidade e a sensibilidade cultural no atendimento, além de combater o capacitismo e o ouvintismo estrutural (discriminação e preconceito contra pessoas surdas, com base no padrão da capacidade de ouvir), conforme determinado pela LBI.

Programação

13h30– Credenciamento

14h – Mesa de Abertura

Thiago Pereira Machado – Psicólogo (CRP-16/3706) – Conselheiro Presidente do VII Pleno do CRP-16

Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro – Psicóloga (CRP-16/2644) – Conselheira do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia

Ana Claudia Gama Barreto – Psicóloga (CRP-16/4553) – Conselheira e Presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização do VII Pleno do CRP-16

Dilcineia Souza Bragança – Psicóloga (CRP-16/4440) – Assessora técnica do CREPOP do CRP-16

14h45 – Mesa Principal – Atendimento à pessoa surda e às pessoas com deficiência.

Edireusa Fernandes Silva – Psicóloga (CRP-16/3016). Psicóloga Clínica, Pós-graduada em Intervenção Sistêmica com Famílias e em Educação em Direitos Humanos. Extensão em Tradução e Interpretação em Libras-Português. Prêmio Blanca Werlang da ABEPS, com o trabalho: A prevenção do suicídio no contexto da surdez, apresentado no II congresso Brasileiro de Prevenção de Suicídio(2018). Conselheira coordenadora da Comissão Psicologia e Pessoas com Deficiência do CRPES. Integrante da Comissão de Educação. Foi Conselheira Titular no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do ES no período 2015/2017 e 2019/2020, representando o CRES.

José Antônio Souto Siqueira – Psicólogo (CRP-16/4079). Professor e conselheiro do CRP-16/ES; Graduado pela Faculdade São Camilo – ES. Com percursos em Filosofia e Psicanálise e MBA Executivo em RH; Coordenador do CDDH “Pedro Reis”; Suplente no Conselho Estadual de Direitos Humanos; Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências de Cachoeiro de Itapemirim (biênio 2024/2026) Conselheiro no Conselho Estadual dos direitos das pessoas com deficiências.

Rosana Mendes Éleres de Figueiredo – Psicóloga (CRP-22/688). Bacharel e Psicóloga (UFPA); Psicóloga concursada no Estado do Pará com atuação na Secretaria de Trabalho e Promoção Social; no Sistema Penal e na Fundação da Criança e do Adolescente no Estado do Pará (1988-2007); Especialização em Ensino Superior (UNESPA). Mestrado e Doutorado (PPGTPC/UFPA). Professora Associada do Departamento de Psicologia (UFMA). Pesquisa acerca das seguintes temáticas: condições de ensino; formação de professores; construção de material didático sob o enfoque da Análise do Comportamento. Ex-Conselheira do CRP-10 e do CRP-22; atualmente, Conselheira Federal do XIX Plenário do CFP (triênio 2022-2025).

Ana Tereza da Silva Marques – Psicóloga (CRP-06/141032). (Pessoa com Deficiência, surda profunda, bilíngue). Formada em Turismo e formada em Psicologia. Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela USP ESALQ. Psicóloga clínica e organizacional, palestrante e Especialista em Diversidade em uma multinacional. Atual conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP SP, no cargo de diretora secretária. Co-autora da segunda edição do livro “Diversidade e Inclusão e suas dimensões”.

Mediação – Raíza Meir Knust Leppaus  – Psicóloga (CRP-16/4777). Psicóloga colaboradora da Comissão de Psicologia e Pessoas com Deficiência do CRP 16. Graduada em Psicologia pela Faculdade Brasileira – UNIVIX (2015/2). Possui experiência na área de Psicologia Clínica, atendimento psicológico e acompanhamento psicoterapêutico de crianças, adolescentes e adultos, com ênfase na abordagem de Gestalt-Terapia. Participou de projetos de intervenção terapêutica e atendimento psicossocial de populações de rua e do público em geral (Clínica Urbana), pelo viés da Psicologia Social e da Análise Institucional. Atualmente é pós-graduada e especialista em Gestalt-Terapia e em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano.

16h45 – Debate

17h – Encerramento

Mais informações pelo e-mail: eventos@crp16.org.br.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...