Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CFP abre consulta pública para as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua

Postado no dia 10 de junho de 2024, às 17:51
Atenção profissionais de psicologia que atuam nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop), Serviços Especializados em Abordagem Social (SEAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviços de acolhimento institucional e Serviços de acolhimento em república, Consultórios na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Acolhimento (UA) e outras Políticas e Serviços de Atendimento à População em Situação de Rua.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), abriu nova consulta pública, para que as(os) psicólogas(os) possam contribuir com a publicação “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua”.

A consulta pública é uma das etapas da metodologia do Crepop antes do lançamento de uma referência. É a etapa tem como objetivo colher junto à categoria sugestões que permitam aprimorar o documento, tornando o processo mais democrático e participativo. As contribuições podem ser realizadas de forma individual ou coletiva – sendo que, nessa segunda modalidade, é necessário informar data, município, unidade da federação, instituição ou pessoa(s) responsável pela organização da atividade, bem como a quantidade de participantes e o número de estudantes (se aplicável). Saiba mais sobre o processo de elaboração de referências técnicas do CREPOP aqui.

Passo a Passo da Consulta Pública

Para participar da consulta pública, a(o) psicóloga(o) precisa seguir as seguintes orientações:
1. Realizar a leitura das “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua”.
2. Acessar o link do formulário e registrar suas contribuições ao documento, considerando cada eixo que organiza a Referência Técnica.Uma inovação desta consulta é a possibilidade de as (os) profissionais dos serviços de referência, que atendem a população em situação de rua, fazerem uma escuta  de seus usuários e usuárias, respondendo com eles as seguintes questões: “Como as políticas públicas podem ser efetivas para as pessoas em situação de rua?”; “Como o conhecimento e a prática psicológica contribuem para processos de fortalecimento das pessoas em situação de rua?”, contudo, a participação da população atendida não é obrigatória.
A consulta pública ficará disponível até o dia19 de julho de 2024 e após o término do prazo, todas as contribuições ao texto preliminar serão enviadas à comissão de especialistas, que trabalhará para construção da versão final para publicação. Não é necessário fazer indicações sobre formatação e correções gramaticais, pois o texto final seguirá para revisão e normalização conforme NBRs ABNT.

Acesse o documento para Consulta Pública

Acesse o formulário para contribuir
Acesse o site do Crepop e confira as Referências Técnicas já lançadas.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...