Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 faz evento de lançamento do Relatório de Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas

Postado no dia 13 de novembro de 2018, às 15:55

Será no dia 26 de novembro (segunda-feira), das 15h às 18h, no CCJE, no campus de Goiabeiras. Veja como garantir a sua presença e participe!

O CRP-16 convoca a categoria profissional para participar do evento de lançamento do Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas aqui no Estado. O encontro será na segunda-feira, 26, às 15 horas na sala 406 do ED-IV, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (CCJE/Ufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Interessadas/os em participar devem se inscrever enviando e-mail para: eventos@crp16.org.br.

O evento promovido pelo CRP-16 vai contar com a presença do perito do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), Lúcio Costa. Ele atuou nas inspeções realizadas em 2017, que embasam o relatório. Costa fará uma breve exposição sobre o relatório, que apresenta relatos de violação dos direitos humanos, tais como privação de liberdade, trabalhos forçados e internação de adolescentes em comunidades terapêuticas.

Além do perito do MNPCT, a assistente social e professora da Ufes Fabíola Xavier, referência em pesquisa na área, e a coordenadora estadual da área técnica de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa/ES), psicóloga Nathália Borba, também vão compor a mesa.

A mediação ficará por conta do psicólogo colaborador da Comissão de Saúde do Conselho, Pedro Machado Ribeiro Neto. Ele é o membro titular do CRP-16 na composição atual (2018/2020) do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad).

Divulgação das violações aos direitos humanos
Atendendo à orientação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), os conselhos regionais estão fazendo eventos de lançamento do relatório em seus respectivos estados. A inciativa tem como objetivo fortalecer a divulgação das violações aos direitos humanos apontadas no relatório nacional, bem como de pensar ações levando em consideração as realidades locais.

Relatório

Em 18 de junho, em Brasília, foi lançado o relatório que reúne os resultados da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas, realizada em outubro de 2017, nas cinco regiões do Brasil.

A elaboração do documento é uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP), do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF).

Clique aqui e confira o relatório. 

*Compareça!
Evento de lançamento do Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas no ES
Segunda-feira, 26 de novembro de 2018
Das 15h às 18 horas
Sala 406 – ED-IV, CCJE/Ufes, Goiabeiras, Vitória
Inscrições: eventos@crp16.org.br

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...