Nota de orientação à população: “pneumapsicanálise” não é psicologia
O Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16) alerta a sociedade sobre os riscos de terapias como a “pneumapsicanálise”, prática que tem sido divulgada por meio de matérias pagas veiculadas nas redes sociais e que alega unir ciência e fé/princípios bíblicos no tratamento emocional, e que podem colocar em risco a saúde mental da população.
A “pneumapsicanálise” não é prática reconhecida pela Psicologia e não possui embasamento ético, técnico e científico reconhecidos, sendo, portanto, incompatível com a prática da Psicologia. Ela não pode ser oferecida por pessoas com formação em Psicologia, uma vez que desrespeita os preceitos da laicidade e do respeito à singularidade de pensamentos, crença e convicções.
A Psicologia é uma profissão regulamentada por lei. Os profissionais devem possuir formação superior específica e registro ativo no Conselho Regional de Psicologia do seu estado, e atuar orientados por um código de ética rigoroso. Os psicólogos também seguem normativas e resoluções oficiais, como as Resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 13/2022, que regula a prática da psicoterapia na profissão, e nº 07/2023, que estabelece normas sobre o caráter laico da prática psicológica. Por isso, se um psicólogo estiver trabalhando com essa prática, estará infringindo as normativas da profissão e pode ser denunciado ao Conselho de Psicologia de seu estado.
O CRP-16 salienta que terapias oferecidas sem respaldo ético, técnico e científico podem resultar em danos psicológicos graves, expondo as pessoas a falsas promessas de cura ou bem-estar. Por isso, é fundamental que a população busque atendimento com psicólogas e psicólogos devidamente registrados e habilitados, para sua própria segurança.
Saúde mental não é brincadeira. O cuidado com sua saúde exige seriedade, pois é a sua vida que está em jogo. Antes de iniciar qualquer acompanhamento psicológico, verifique se o profissional tem registro ativo no Conselho Regional de Psicologia, autarquia encarregada de garantir o cuidado ético com a saúde mental da população. Esse é o primeiro passo para garantir um atendimento responsável.
A população pode consultar a situação do profissional no site do CFP no endereço: cadastro.cfp.org.br. Denúncias devem ser feitas ao CRP-16 pelo e-mail cof@crp16.org.br.