II Seminário Clínicas da Violência: Racismo e Violência de Estado será na Ufes dias 11, 12 e 13 de junho


Este evento tem o objetivo de discutir a relação entre racismo e violência de estado, bem como as práticas clínicas que se dedicam a intervir no mal-estar e no sofrimento psíquico que advém da incidência subjetiva e social da necropolítica. Que possa se constituir como um espaço de encontro entre as demandas da população negra apresentadas por movimentos sociais e representantes do poder público. Também contribuir com o avanço nas pesquisas e intervenções articuladas com a temática, além de um espaço de constituição de parcerias e de formação para operar dispositivos de escuta e acolhimento da população negra, aprimorando o olhar sobre suas necessidades específicas em termos de saúde mental.
11 de junho – Quarta-Feira
08:30 – Credenciamento.
09:00 – Mesa de abertura.
09:30 – Apresentação Cultural.
10:30 – Universidade, Políticas Públicas e movimento negro: alianças contra a necropolítica – Benilda Brito. Mediadora – Sônia Rodrigues.
12:00 às 13:30-Intervalo para almoço.
13:30 – Movimentos sociais e estratégias contracoloniais – Ana Paula Oliveira; Selma Dealdina Mbaye e Itaynara Tuxá. Mediadora -Cristiane Ribeiro.
15:30 – Sessão de lançamento de livros
16:00 – Clínica da violência: trauma e elaborações – Jacqueline de Oliveira Moreira; Suely Aires Pontes e Cláudia Aparecida de Oliveira Leite. Mediadora – Ivana Carneiro Botelho.
12 de junho – Quinta-Feira
08:00 – Minicursos – Mariana Mollica.
10:00 – Encontro ANPSINEP- Região Sudeste – Bruno Correia da Mota.
12:00 às13:30 – Intervalo para almoço.
13:30 – Comunicações orais.
16:00 – Clínicas públicas: emancipações políticas e subjetivas – Adriana Rangel; Emiliano de Camargo David e Vilma Dias. Mediadora – Dayanna Salomão.
13 de junho – Sexta-Feira
08:00 – Territórios periféricos: violências e resistências – Victor de Jesus; Suellen Cruz; Andrea dos Santos Nascimento e Maiara da Silva. Mediador – Fábio Félix.
10:30 – Racismo e morte violenta: narrativas hegemônicas e narrativas insurgentes – Gisele da Hora; Paulo Vitor Palma Navasconi; Camiél e Benedita do Carmo. Mediador – Bárbara Vitor de Aquino e Souza.
12:30 às 13:30 – Intervalo para o almoço.
13:30 – Segurança pública e violência de estado: racismo e ameaças à democracia – Guilherme Pimentel; Camila Valadão e Samuel Vida. Mediador -Acácio Augusto Sebastião Júnior.
15:30 – Sessão de lançamento de livros.
16:00 – Racismo algorítmico e necropolítica: tecnologias da violência de estado – Deivison Faustino. Mediadora – Luizane Guedes Mateus.
17:30 – Atividade cultural e encerramento.