Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Eleições Psicologia 2025: conheça as duas chapas homologadas para a consulta eleitoral ao CRP-16

Postado no dia 26 de junho de 2025, às 16:35

Veja as quatro chapas inscritas para o processo no Conselho Federal

A Comissão Regional Eleitoral (CRE) do CRP-16, que conduz o processo que culminará com a eleição do VIII Plenário do Conselho, homologou as duas chapas inscritas para disputar o processo.

São elas:

-Chapa 11: Psicologia, Democracia e EquidadES
-Chapa 12: Movimento-Aproximação: Psicologias Pluriversais, Antirracistas e em Defesa dos Direitos Humanos

Os nomes dos integrantes das chapas podem ser conhecidos no site: eleicoespsicologia.org.br/crp16/chapas/

Inscrições
A homologação das chapas aconteceu agora em junho, seguindo calendário da Comissão Eleitoral Regular (CER), do Conselho Federal de Psicologia (CFP). A CER coordena as eleições dos Conselhos Regionais.

O período de inscrições de chapas, contudo, foi encerrado em 23 de março, último dia do 7º Congresso Regional da Psicologia (Corep). Naquela ocasião, a CRE do CRP-16 registrou duas inscrições:

Chapa: Psicologia, Democracia e EquidadES
Encabeçador da chapa: Victor Hugo da Silva

Chapa: Movimento-aproximação: Psicologias Pluriversais, Antirracistas e em Defesa dos Direitos humanos
Encabeçadora da chapa: Julia Carvalho dos Santos

Nesse ínterim, os nomes das chapas ficaram sob avaliação para serem homologados. Nesse processo, a Comissão de Ações Afirmativas e Heteroidentificação (CAAH) avaliou o cumprimento dos requisitos para elegibilidade de candidatura das chapas inscritas para todos os CRPs e para o CFP. A conselheira do CRP-16 Edireusa Fernandes Silva é integrante da CAAH.

Eleições para o CFP
A Comissão Eleitoral Especial (CEE), composta por psicólogas não conselheiras federais designadas pela Plenária do Conselho Federal de Psicologia, é responsável por coordenar o processo de Consulta Nacional, para indicação de conselheiras federais, orientar as Comissões Regionais Eleitorais (CREs) sobre as providências necessárias para a inscrição das chapas federais e funcionará como instância para apreciar requerimentos das chapas envolvidas nesta consulta, ad referendum da Assembleia de Delegados Regionais.

O processo eleitoral para o CFP conta com quatro chapas homologadas. São elas:

21 Psicologias em Confluência: construir equidade valorizando profissionais.
22 Frente em defesa da Psicologia Brasileira
23 Avançar a Psicologia no Brasil
24 Muda Psicologia

As composições podem ser conferidas na página: https://eleicoespsicologia.org.br/chapas/

Mais detalhes do processo eleitoral
Em breve, a CRE do CRP-16 vai divulgar informações sobre o debate que será realizado entre as duas chapas homologadas para a consulta ao Conselho capixaba. A Comissão está em diálogo com as chapas para alinhar as orientações sobre a campanha eleitoral. E também para definir os critérios acerca de postagens nas redes sociais do CRP-16, que serão disponibilizados para as chapas homologadas.

Votação online
As eleições para os CRPs e a consulta nacional para o CFP ocorrerão em agosto, mês do aniversário da Psicologia brasileira, das 8 horas do dia 23 até as 17 horas do dia 27.

O processo de votação será realizado de forma online. A CRE deverá manter um posto presencial de votação – que também será realizado online, que em breve será divulgado.

A votação será realizada unicamente na modalidade online, com início às 8 horas do dia 23 de agosto e se encerramento às 17 horas do dia 27 de agosto de 2025, de acordo com o horário de Brasília/DF, por meio do site https://eleicoespsicologia.org.br.

Para ter direito a votar, é preciso estar adimplente com o Conselho até o dia 06 de agosto de 2025. Quem não votar deverá justificar a ausência até 26 de outubro

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...