Setembro Azul: mês do dias Nacional e Internacional do Surdo
Confira o texto em homenagem à comunidade surda
O mês de setembro é um mês especial para as pessoas surdas. A cor azul foi escolhida como símbolo da lembrança dos surdos que na segunda guerra mundial foram obrigados a usar uma faixa azul no braço para serem identificados e mortos pelos nazistas. O azul turquesa, por ser uma cor viva simboliza o orgulho de ser surdo.
Em 10 de setembro comemora-se o dia internacional das línguas de sinais.
No Brasil o dia 26 foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Surdo, dia em que foi inaugurada na cidade do Rio de Janeiro, a primeira escola para surdos no Brasil em 1857, atualmente conhecida como INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Neste dia são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, saúde, dignidade e cidadania. O Dia do Surdo é também comemorado internacionalmente em 30 de setembro.
Sendo assim, o “Setembro Azul” é considerado um marco histórico das lutas e conquistas dos surdos, como seus direitos linguísticos garantidos pela Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, data em que pela primeira vez é reconhecida a Língua Brasileira de Sinais e o Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 regulamentando a Libras como primeira língua da pessoa surda e a língua português como segunda língua, bem como a garantia do direito a escola bilíngue.
O Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo parabeniza a comunidade surda pelas conquistas ao longo da história e reitera seu compromisso na busca por elaboração de políticas que possa oferecer uma prática profissional mais inclusiva.