Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

#Psi56anos: palestra sobre saúde mental e gênero ‘lacrou’

Postado no dia 6 de agosto de 2018, às 17:25

Primeiro evento do CRP-16 em lembrança ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo tem excelente repercussão

Auditório acompanha a palestra da professora da UnB

#Psi56anos O primeiro evento promovido pelo CRP-16 em referência ao Mês da Psicologia e ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo (#27deagosto) LACROU! Prova disso foi a repercussão, nas redes sociais, e os diversos elogios que a professora da Universidade de Brasília (UnB) Valeska Zanello recebeu após a sua palestra ‘Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação’ .

O encontro aconteceu no anfiteatro 1 do Edifício Didático (Elefante Branco) no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. Na abertura, a presidenta do CRP-16 lembrou que a palestra integrava as ações do Conselho relativas ao 27 de agosto.

Carolina Roseiro, presidenta do Conselho, abre os trabalhos do evento,  destacando que a palestra integra as atividades referentes ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo 

“Com esta palestra, o CRP-16 abre a série de atividades que serão realizadas ao longo deste mês em referência ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo”, expôs.

Ela também agradeceu a professora de Psicologia da Ufes, Fabiana Pinheiro Ramos que articulou a cessão do auditório para realização da palestra.

A palestrante Valeska (à esq.) ao lado da professora da Ufes Fabiana Ramos 

A palestra foi organizada pelo Conselho em parceria com o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do CRP-16. Psicólogas/os, estudantes de Psicologia, de outros cursos, além de profissionais de outras áreas se fizeram presente no auditório da Ufes. Vale ressaltar que a palestra é homônima ao livro (editora Appris, em 2018) da professora Valeska Zanello. A obra foi escrita no pós-doutorado da docente e é resultado de 13 anos de pesquisa na área de saúde mental e gênero, e de 20 anos na prática clínica.

Repercussão nas redes (e no evento)
Ao todo, a palestra da professora Valeska Zanello recebeu mais de 300 curtidas, somadas as reações nas redes sociais do CRP-16 (Facebook e Instagram) referentes à postagens sobre o evento; e também no perfil da docente, no Facebook. Os comentários nos posts refletem a boa repercussão da palestra.

Abaixo, o texto da postagem no Facebook do CRP-16 com elogio à palestra. E na sequência, dois comentários no Instagram do Conselho, além de um comentário na postagem feita pela palestrante.

 

A graduada em Medicina e mulher trans ativista, Natália Becker, antes de tecer fazer sua intervenção sobre a palestra, elogiou demais as inquietações e argumentações apresentadas pela professora. “Adorei a palestra, a professora está de parabéns, gostei muito. É muito enriquecedor quando temos um debate tão profundo e de alto nível”.

Perdeu a palestra? Confira abaixo três vídeos de um evento do Conselho Federal de Psicologia sobre o livro. Segundo a professora, a palestra promovida pelo CRP-16 tem ‘uns elementos a mais’ do que os três links abaixo. No entanto, quem perdeu vai poder sentir o porquê da boa repercussão que a palestra teve. Confira!

Módulo I- Saúde mental e gênero (introdução)

 

Módulo II- Mulheres e dispositivos amoroso e materno

Módulo III- Homens e dispositivo da eficácia

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...