Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Profissionais destacam a importância do preenchimento da notificação de violência interpessoal/autoprovocada

Postado no dia 7 de agosto de 2015, às 18:22

Em evento realizado pelo Crepop/CRP-16, enfermeira e assistente social apontam que registrar o atendimento contribui para qualificação dos dados e ajuda a fortalecer as políticas voltadas para a prevenção

capa_participantes

Encontro foi realizado na Biblioteca Pública Estadual, em Vitória

A atuação da psicóloga e do psicólogo diante de algum caso de violência é de extrema importância para a sociedade, para aquela política pública ou área de trabalho do profissional, inclusive em casos de violência interpessoal/autoprovocada.

Mas tão importante quanto prestar o devido atendimento a uma pessoa vítima de violência é fazer o registro desse atendimento para que, no caso da Saúde, o Ministério da Saúde qualifique os dados e informações recebidas sobre cada caso a fim de fortalecer as políticas voltadas para cada caso.

Foi isso que se viu na Roda de Conversa “Reflexões Frente à Ficha de Notificação da Violência Interpessoal/Autoprovocada”, que o CRP-16, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), realizou no dia 24 de julho, no auditório da Biblioteca Pública Estadual, em Vitória.

waltermesa

Conselheiro Walter ao lado das palestrantes: enfermeira Solange e assistente social Suellen

A discussão contou a colaboração da assistente social que atua na Serra, Suellen Machado Sabino e da enfermeira Solange Drumond Lanna, que atua na rede pública de Saúde de Vitória.

“O evento foi um sucesso. Conseguimos trazer pessoas bastante interessadas no tema. Os questionamentos foram muito bons e o termômetro disso foi que as pessoas ficaram até o final da discussão. Atingimos o nosso objetivo”, avaliou o presidente da Comissão de Saúde do CRP-16, Walter Lowal.

Confira abaixo uma minientrevista com as duas palestrantes.

-Enfermeira Solange Lanna

Qual a importância da ficha de notificação?
R: A notificação da violência se transforma em um instrumento que garante direitos para as pessoas que estão em situação de violência. A violência é um problema de saúde pública com importante repercussões para a saúde individual, para as pessoas e para saúde da população, ele é um evento de importância de saúde pública.

O Ministério, desde 2006, vem trabalhando no sentido de implementar um sistema que garanta visibilidade desses eventos violentos. Com esse sistema funcionando nós conseguimos dar visibilidade, ter um diagnóstico adequado para que consigamos trabalhar políticas de saúde, que mais se adequem as realidades dos municípios, dos estados e do Brasil. O Ministério da Saúde, através das políticas, estabelece indicadores, pactua com os estados, que pactuam com os municípios e as ações são realizadas, no sentido de implementar o sistema de vigilância de violências.

solangeE a importância dos profissionais de Psicologia preencherem o documento?
R: Sou enfermeira de formação. O atendimento às vitimas de violência é multidisciplinar. Sempre falamos que o paciente é da equipe. O trabalho da Psicologia é essencial, muitos desses eventos violentos trazem transtornos para o desenvolvimento psíquico dessas pessoas. Então a intervenção de psicólogos treinados vai contribuir para o restabelecimento psíquico e até físico dessas pessoas.

Assistente social Sullen Sabino

Qual a importância das assistentes sociais e das psicólogas fazerem a notificação?
R: A notificação se tornou compulsória para todos os profissionais que atendam pessoas vítimas de violência, desde 2014 é para todos. Antes era só para saúde. Muitas pessoas que estavam no evento já trabalham nos locais que atendem e já têm noção. A importância é de dar visibilidade nesses casos. Pois o atendimento imediato à notificação não vai alterar o trabalho do psicólogo.

E a importância dos dados levantados a partir do preenchimento das fichas?
R: Na gestão pública, através de dados, é que apresentamos os números são da vigilância. Se a gente atende o caso (sem fazer o registro) não tem destaque para o governo/gestores. E (quando fazemos o registro) o sistema é nacionalsuellen e pela contabilização pelo Ministério da Saúde  é que vamos saber que tipos de profissionais teremos para atender os casos.

E a violência faz parte da rede, ela precisa de ter uma visibilidade também. Se for uma vítima de violência sexual, vai ser medicada pela rede pública. Então tem que ser contabilizada. A ficha é sigilosa. Os dados vão para o Ministério da Saúde num sistema online. Não vai aparecer nome da vítima. E o psicólogo já trabalha com a ficha desde quando ela foi implantada (na saúde, em 2006). E isso gera frutos no futuro. E precisamos ter isso.

Vídeos e documentos

Confira materiais relacionados à ficha de notificação de violência. São documentos e vídeos de interesse sobre o tema (repassados pela palestrante Suellen Sabino).

Vídeo prática de notificação.

Vídeo acolhimento às vítimas.

Vídeo cuidados imediatos.

Documentos

Prática de Notificação de Violência: Qualificação da Informação.

Ficha de Notificação Individual – Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Instrutivo para Preenchimento da Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada.

Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...