Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Nota de Falecimento

Postado no dia 5 de fevereiro de 2016, às 16:12

Marcus Vinícius de Oliveira Silva

O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região – ES, vem a público comunicar que na data de hoje, tomou conhecimento do falecimento do Psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira Silva em Itaparica na Bahia. MV, como era conhecido de muitos militantes, era Mestre em Saúde Pública pela UFBA e Doutor em Saúde Coletiva pela UERJ.

Estava aposentado do IPS – Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia onde foi Coordenador do LEV-Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental IPSI-UFBA, e atualmente era Diretor do Instituto Silvia Lane-Psicologia e Compromisso Social, além de Consultor eventual da área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde e integrante do Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios.

Sua principal atuação era na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, principalmente nos seguintes temas: Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental, Clínica Psicossocial das Psicoses, Psicologia e Direitos Humanos, Desigualdade Social e Subjetividade. Defensor e ativista declarado dos Direitos Humanos, no Sistema Conselhos de Psicologia foi Conselheiro em diversas gestões, além de Coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e Coordenador Nacional do Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) de 2005 a 2007, sendo um de seus fundadores.

O CRP 16/ES destaca, além do seu emprenho por uma sociedade justa e igualitária, a organização do livro “Instituições Sinistras: Mortes Violentas em Hospitais Psiquiátricos Brasileiros” publicado em 2001, e que ainda hoje é referência para muitos(as) pesquisadores(as) da área de Saúde Mental.

Marcus Vinícius (MV) participou de muitas atividades do CRP 16/ES, reconhecidamente um colaborador ativo da Psicologia, que faleceu militando, uma honra para quem atua na trincheira do dia-a-dia. Nós, Psicólogos(as) Capixabas, reconhecemos sua importância e protagonismo para a Psicologia Brasileira.

O sepultamento ocorrerá em Minas Gerais/MG, essa é nossa homenagem em solidariedade aos familiares, amigos(as) e colegas de militância.

Com consternação e pesar,

IV PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO – ES

Bárbara Lara de Araújo Merçoni
Conselheira – Presidente

Juliana Gomes de Figueiredo
Conselheira Vice-Presidente

Walter Lowal Braz Vieira
Conselheiro – Tesoureiro

Bárbara de Souza Malvestio
Conselheira – Secretária

Andrea dos Santos Nascimento
Conselheira Efetiva

Hildicéia dos Santos Affonso
Conselheira Efetiva

Rebeca Valadão Bussinger
Conselheira Efetiva

Sheila de Oliveira Lopes da Silva
Conselheira Efetiva

Cleilson Teobaldo dos Reis
Conselheiro Efetivo

Felipe Rafael Kosloski
Conselheiro Suplente

Karina de Andrade Fonseca
Conselheira Suplente

Penélope Zecchinelli Sampaio
Conselheira Suplente

Rebecca Fagundes e Costa
Conselheira Suplente

Victor Hugo da Silva
Conselheiro Suplente

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...