Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

IV Seminário de Prevenção do Suicídio no ES se consolida como importante instrumento de discussão da temática

Postado no dia 29 de setembro de 2016, às 17:01

CRP-16 é um dos apoiadores do evento, realizado nos dias 23 e 24 de setembro, em Vila Velha e em Vitória 

Profissionais e estudantes lotam auditório da UVV, no primeiro dia do Seminário

Profissionais e estudantes lotam auditório da UVV, no primeiro dia do Seminário

Muito bem avaliado por todos os participantes, o IV Seminário de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo se confirma como um importante instrumento para fomentar a discussão no Estado, de forma séria e comprometida com ações preventivas em favor da redução dos casos de pessoas que atentam contra sua própria vida.

A edição deste ano foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro, no Cineteatro da Universidade Vila Velha (UVV), naquele município, e no auditório Manoel Vereza, no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória. O CRP-16 é um dos apoiadores do encontro.

Para a psicóloga Daniela Reis, uma das organizadoras do evento, além da boa avaliação, o seminário trouxe uma atividade inédita e emocionante: o I Encontro de Sobreviventes no ES, realizado ao final dos trabalhos do segundo dia, trazendo relatos comoventes de pessoas que tentaram o suicídio.

“(O seminário) já se consolidou no calendário permanente de eventos no Espírito Santo, colaborando para visibilidade do Setembro Amarelo e deixando o Estado em um patamar importante na discussão sobre a prevenção do suicídio. Mas ressalto a importância de que é preciso pulverizar as ações de prevenção ao longo de todo ano”, assinalou a psicóloga.

Segundo Daniela, o seminário amplia a projeção nacional do ES no debate em torno da temática. “O 2º Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio será realizado aqui, pela Abeps, em agosto de 2018”, adiantou.

Ela ainda destacou um diferencial na edição deste ano. “A iniciativa do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio já existe desde 2014. E neste ano, tivemos a oportunidade de contar com quatro palestrantes nacionais e com a participação de profissionais locais, que falaram abertamente da realidade da prevenção do suicídio no ES e mostrando as estatísticas que foram uma diferencial em relação às edições passadas”, ressaltou.

O seminário foi organizado Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no ES, pela Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (Atefes), pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e pelo Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade da Universidade Federal do Espírito Santo (Nece/Ufes). E teve apoio do Conselho e de outras entidades.

 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...