Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Eleições Psicologia 2019: Comissão faz avaliação do processo eleitoral do CRP-16

Postado no dia 29 de agosto de 2019, às 15:38

CRE do Conselho traz informações sobre os trabalhos, iniciados pela assembleia geral de 21 de janeiro, quando ela é eleita pela categoria 

Comissão Regional Eleitoral divulga as chapas inscritas, durante o Corep, em abril  

Eleita em assembleia geral, realizada em janeiro de 2019, para conduzir o processo eleitoral do CRP-16, a Comissão Regional Eleitoral (CRE do CRP-16) faz avaliação de suas atividades, que culminaram com a escolha da próxima gestão da autarquia capixaba.

“A CRE conduziu seus trabalhos com muito zelo e convicção das exigências éticas que envolvem essa atividade. Manteve-se imparcial, equidistante e disponível às chapas, ao CRP, ao CFP e à categoria sempre que solicitada ou quando necessário”, salienta a Comissão.

De acordo com a CRE do CRP-16, quando ocorreram alguns “pontos de tensão ou conflituosos”, a Comissão buscou resolver sempre observando as normas vigentes. “Quando presentes (os pontos de tensão), foram dirimidos pela comissão, que julgou tais casos referenciados na resolução eleitoral, Código de Ética e legislações pertinentes”.

Ainda segundo a Comissão, ela continua existindo até a cerimônia de posse das novas e novos conselheiros do CRP-16, que deve ocorrer dentro de 30 dias do resultado das eleições.

Momento histórico
Para a Comissão Regional Eleitoral do CRP-16, a realização do debate com as chapas inscritas nas eleições do Conselho foi um momento único.

“Organizar o debate com as chapas, desde o local onde ocorreria, até sua estrutura e dinâmica de funcionamento (blocos, temas a serem debatidos e estímulo à participação da categoria), foi uma experiência ímpar e trabalhosa, exigindo dedicação da Comissão para ser realizada. Vale ressaltar que se trata do primeiro debate entre chapas na história do Conselho Regional do ES, foi uma construção pioneira e que pode servir como ponto de partida ou referência para a organização de futuros debates, em outros processos eleitorais”, lembra a Comissão.

O debate aconteceu no dia 10 de agosto de 2019, no auditório do Sebrae-ES, em Vitória. A íntegra do debate pode ser conferida neste link. 

Números. A CRE do CRP-16 realizou, da sua constituição, na assembleia geral de 21 de janeiro de 2019, até as eleições, 13 reuniões ordinárias, dando andamento às atividades inerentes ao processo eleitoral a partir dessa instância decisória.

No último dia do 5º Congresso Regional da Psicologia (Corep) do CRP-16, em 7 de abril de 2019, a CRE divulgou que havia duas chapas inscritas para o processo eleitoral do Conselho. Ali terminava o período de inscrição de chapas.

“Registramos a inscrição da chapa “Renovação da Psicologia”, no dia 4 de abril, encabeçada pela psicóloga Rosalina Barros Gomes Grilo de Almeida. E nesse domingo, 7, registramos a inscrição da chapa “Participa – Em Defesa da Psicologia”, encabeçada pela psicóloga Maria Carolina Barbosa Roseiro”, salientou o presidente da CRE do CRP-16, Rodrigo dos Santos Scarabelli, naquela ocasião.

Após cinco dias, a Comissão homologou as chapas inscritas, que puderam deflagrar as suas respectivas campanhas junto à categoria profissional.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...