Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 participa do 29º Congresso Estadual de Gestão de Pessoas

Postado no dia 22 de junho de 2018, às 16:39

Vila Velha sedia a 29ª edição do Congresso (Crédito da imagem: Danilo Schellmann)

Nos dias 12 e 13 de junho, Vila Velha sediou o 29º Congresso Estadual de Gestão de Pessoas (CEARH). Evento de grande importância para a formação de psicólogas e psicólogos que atuam na área de recursos humanos (RH). O encontro aconteceu na arena de eventos do Shopping Vila Velha. O congresso teve como objetivo manter o mercado capixaba atualizado com as tendências e as mais eficientes práticas na área de gestão de pessoas e desenvolvimento humano, adotadas em âmbito nacional e internacional.

“Nós profissionais de Psicologia temos que estar atentas/os a essas discussões e aproveitar a formação, que fala da percepção, do respeito ao outro, para atuarmos de maneira mais estratégica nos RHs das empresas, apoiando gestores e diretores na condução de projetos voltados para os colaboradores/funcionários terem melhor qualidade de vida e buscarem um propósito, sentindo-se engajados em pertencer àquela empresa”, avaliou a conselheira do CRP-16 Sharla Provietti Bitencourt, que participou do CEARH, representando o Conselho.

Sharla apontou que as metas do Congresso são mais amplas que as discussões específicas da atuação nos RH. “O CEARH vai além de promover intercâmbio e disseminação de conhecimento, pois contribui para que se crie uma rede de profissionais qualificados, a fim de se fomentar novas tecnologias, de se inspirar empresas e pessoas, e de se promover a melhoria das relações sociais, políticas e econômicas do ES”, assinalou.

Tema e palestras
O tema da 29º edição do Congresso foi “Errar, Aprender e Transformar”. De acordo com a conselheira do CRP-16, os/as palestrantes presentes reforçaram a temática apresentada e disseminaram o olhar de que as empresas precisam ampliar seus horizontes, contratar e ter em suas equipes diversas/os profissionais, diversidade de pensamentos para facilitar a troca e olhar por diferentes ângulos.

Sharla representa o CRP-16 no 29º CEARH

Sharla destacou algumas palestras do encontro. “Uma fala marcante do evento foi sobre a valorização da diversidade, seja de gênero, raça, idade, deficiência, credo, nacionalidade. Segundo um dos palestrantes, o médico e professor, com estudos voltados para Gestão do Comportamento, Eugenio Mussak, a única forma de não errar é fazer sempre a mesma coisa, de modo repetitivo. Portanto empresas com cultura de inovação não estão imune ao erro, pois a inovação é, apresentar ideias, melhorias, sugestões, novos processos e produtos”, lembrou.

A psicóloga citou ainda a palestra de um diretor de RH de uma grande rede de fastfood, Marcelo Nóbrega. “Ele trouxe a experiência da sua empresa de que existe o estímulo para que as/os profissionais participem de projetos multidisciplinares, se relacionem com pessoas de diferentes nacionalidades, pensamentos, crenças para assim testarem novas metodologias de trabalho”, frisou.

Outro ponto lembrado pela conselheira foi em relação à exposição do consultor Sidnei Oliveira, que atua com o tema das Gerações de Carreira. Sharla revelou: “ele disse que as empresas devem estar atentas e praticar o pensamento crítico em vez de se satisfazer com uma resposta rápida e superficial em sites de buscas ou em manchetes de reportagens. ‘Vá até a fonte das informações, estudem os precursores no tema’(orientou o consultor)”.

A psicóloga assinalou que o Congresso contou ainda com uma ponderação que “vai na contramão do mundo instável, egoísta, egocêntrico que vivemos”. “A empreendedora social Renata Quintella trouxe a reflexão de ajudar o outro de maneira genuína, empática, de pensar em grupo, no coletivo”, salientou a representante do CRP-16 no evento.

Setor público. O setor público foi representado pelo presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), Sergio Aboudib. Ele reforçou que as instituições e órgãos públicos devem nortear a sua atuação em quatro pilares: “ética, transparência, sustentabilidade e foco em resultado”.

ABRH-Brasil e seccional ES
O 29º CEARH foi promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Espírito Santo (ABRH-ES), afiliada à ABRH-Brasil.

A ABRH-Brasil reúne 22 seccionais nas mais importantes regiões do País. Desvinculadas juridicamente e independentes, as seccionais são integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, assim como de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação.

Confira mais imagens do 29º CEARH. 
Leia mais sobre o Congresso. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...