Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Facebook Logo do Flickr Logo do Instagram
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CRP-16 participa de assembleia de servidoras/es do Iases

Postado no dia 11 de fevereiro de 2020, às 20:19

Conselho manifesta apoio à ação do movimento sindical, após denúncias de assédio institucional e dos impactos da redução de cargos no Instituto

 

O CRP-16 participou de uma assembleia de servidoras/es do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindipúblicos/ES), realizada no dia 6 de fevereiro, no auditório do sindicato, em Vitória.

A assembleia discutiu sobre denúncias de assédio institucional, falta de transparência quanto ao quadro de vagas e de ausência de diálogo por parte da direção do Iases. Também tratou da situação de dois setores do Instituto, nos quais a Psicologia e o Serviço Social perderam seus espaços: o de Formação e Pesquisa, que teve o número de servidores reduzidos; e o de Atenção Psicossocial ao Servidor, que foi extinto devido à política de redução de cargos por parte do governo do Estado.

O encaminhamento da assembleia foi de que o Sindipúblicos articule uma reunião com o Iases, tendo a participação do CRP-16, do Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região/ES (CRESS-17) e do Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos do Espírito Santo (Sindpsi-ES).

A articulação da reunião com o Iases deve ser feita pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH-ES). A titular da pasta, Nara Borgo, se prontificou em articular o encontro, durante um ato público realizado em frente à sede do Iases, na Avenida Jerônimo Monteiro, Centro de Vitória, após a assembleia.

No local, trabalhadoras/es do Iases, representantes do CRP-16, do Cress-17 e da direção do Sindipúblicos fizeram um apitaço com distribuição de panfletos defendendo a valorização profissional e uma socioeducação de qualidade.

Apoio aos sindicatos
A presidente do CRP-16 e integrante da Comissão de Políticas Públicas e Sociais (CPOPS) do Conselho, Maria Carolina Barbosa Roseiro, participou da assembleia e do ato público. Ela explicou que a participação do Conselho vai no sentido de apoiar os sindicatos – Sindipúblicos e o Sindpsi-ES, que têm como foco a luta pelo fim do assédio e por melhores condições de trabalho. Além disso, o CRP-16 e o Cress-17 também observarão como as questões éticas e técnicas serão impactadas, já que a extinção de cargos comprometeu os setores de formação e de atenção psicossocial do Iases.

“Junto do Sindipúblicos e Sindpsi-ES, precisamos avaliar qual o impacto da extinção de cargos, que comprometem os trabalhos de dois setores. E atuar para garantir as devidas condições de trabalho das/os servidoras/es do Instituto. O CRP-16 e o Cress-17 também vão observar o impacto nas condições éticas e técnicas da atuação de psicólogas/os e assistentes sociais na socioeducação, com assessoramento das suas comissões de Fiscalização e Orientação”, pontuou.

O CRP-16 informará os desdobramentos da questão em seus canais de comunicação.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *